Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50502
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRAFMAN, Ricardo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Pedro Guilherme Monteiro da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T19:59:51Z | - |
dc.date.available | 2023-05-23T19:59:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50502 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho, uma pesquisa bibliográfica qualitativa, teve como objetivo discutir algumas abordagens metodológicas existentes para o ensino de apreciação musical. Primeiro, buscou-se compreender o termo “apreciação musical”. Em seguida, foram investigadas técnicas existentes que podem ser incluídas durante o planejamento de uma aula de apreciação musical. Foi constatado que, na bibliografia levantada, havia mais trabalhos que focavam no ensino fundamental do que em outros níveis da escola regular. Por essa razão, resolveu-se investigar técnicas direcionadas especificamente ao ensino fundamental, junto com a fundamentação e exemplos destas. Foram investigadas também sugestões e exemplos para a preparação de um plano de aula de apreciação musical. | pt_BR |
dc.format.extent | 42p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Apreciação musical | pt_BR |
dc.subject | Escuta ativa | pt_BR |
dc.subject | Metodologia em Música | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Plano de aula | pt_BR |
dc.title | Apreciação musical no Ensino Fundamental: abordagens existentes | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0811290740891602 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1803609236487324 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This qualitative bibliographical study investigates some existing methodological approaches to teaching music appreciation. First, we sought to understand the term “music appreciation”. Next, existing techniques that can be included when planning a music appreciation lesson were investigated. It was found that, in the surveyed bibliography, there were more works that focused on elementary education than on other age ranges. For this reason, it was decided to investigate techniques aimed specifically at elementary school, along with their rationale and examples. Suggestions and examples for preparing a music appreciation lesson plan were also investigated. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Pedro Guilherme Monteiro da Silva.pdf | 894,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons