Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50564

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMELO, Cinthya Lúcia Martins Torres Saraiva de-
dc.contributor.authorSANTOS, Patricia Raimundo dos-
dc.date.accessioned2023-05-25T19:59:20Z-
dc.date.available2023-05-25T19:59:20Z-
dc.date.issued2023-05-12-
dc.date.submitted2023-05-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Patricia Raimundo dos. Dificuldade de leitura e de escrita de alunos no 4º e 5º anos do fundamental I em uma escola municipal de Caruaru: um estudo pós-pandemia Covid-19. 2023.30 f.TCC Graduação - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50564-
dc.description.abstractO presente artigo discute dificuldades de leitura e escrita apresentadas por alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental I- anos iniciais após dois anos de estudos online na pandemia de covid-19 que durou de 2020 a 2022. O objetivo geral é compreender as dificuldades, as estratégias, e as soluções para a aprendizagem da leitura e da escrita nos alunos do 4º e 5º anos em uma escola municipal de Caruaru após os dois anos de estudos online na pandemia de covid-19. Como categorias teóricas temos a leitura, nas perspectivas de Solé (1998), Lerner (2002), Delaine (2005), Cruz; Costa (2008), e a escrita nas perspectivas de Dolz (2010); Cruz, Costa (2008); Teberosky, Colomer (2003); Barbosa (1994); e Morais (2012). A pesquisa foi realizada de novembro de 2022 a março de 2023. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, pois tem o contato direto do pesquisador com o ambiente e a situação investigada. Também é do tipo exploratória, descritiva e explicativa. Para a coleta de dados com os sujeitos da pesquisa foi feito um questionário aplicado de maneira presencial. Os resultados evidenciam que as dificuldades que as crianças apresentam são diversas em relação à leitura e à escrita. Foram encontradas dificuldades cognitivas de adaptação de leitura e escrita tais como: os alunos não conseguem realizar leitura de sílabas simples, dificuldades para associar o grafema ao fonema, não ter a consciência fonética. Para solucioná-las, as professoras realizam agrupamentos produtivos nas terças e quintas-feiras quando planejam atividades específicas para cada dificuldade que as crianças apresentam na leitura e na escrita. Observamos que esforços positivos são feitos para diminuir as dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita nos alunos em processo de alfabetização, trazidas pelo fator online no processo de escolarização durante a pandemia de covid-19.pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental Ipt_BR
dc.titleDificuldade de leitura e de escrita de alunos no 4º e 5º anos do fundamental I em uma escola municipal de Caruaru: um estudo pós-pandemia Covid-19.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4016538612405542pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO TCC BIBLIOTECA_PATRÍCIA RAIMUNDO DOS SANTOS (PEDAGOGIA) (1).pdf352,11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons