Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50564
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Cinthya Lúcia Martins Torres Saraiva de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Patricia Raimundo dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T19:59:20Z | - |
dc.date.available | 2023-05-25T19:59:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Patricia Raimundo dos. Dificuldade de leitura e de escrita de alunos no 4º e 5º anos do fundamental I em uma escola municipal de Caruaru: um estudo pós-pandemia Covid-19. 2023.30 f.TCC Graduação - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50564 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo discute dificuldades de leitura e escrita apresentadas por alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental I- anos iniciais após dois anos de estudos online na pandemia de covid-19 que durou de 2020 a 2022. O objetivo geral é compreender as dificuldades, as estratégias, e as soluções para a aprendizagem da leitura e da escrita nos alunos do 4º e 5º anos em uma escola municipal de Caruaru após os dois anos de estudos online na pandemia de covid-19. Como categorias teóricas temos a leitura, nas perspectivas de Solé (1998), Lerner (2002), Delaine (2005), Cruz; Costa (2008), e a escrita nas perspectivas de Dolz (2010); Cruz, Costa (2008); Teberosky, Colomer (2003); Barbosa (1994); e Morais (2012). A pesquisa foi realizada de novembro de 2022 a março de 2023. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, pois tem o contato direto do pesquisador com o ambiente e a situação investigada. Também é do tipo exploratória, descritiva e explicativa. Para a coleta de dados com os sujeitos da pesquisa foi feito um questionário aplicado de maneira presencial. Os resultados evidenciam que as dificuldades que as crianças apresentam são diversas em relação à leitura e à escrita. Foram encontradas dificuldades cognitivas de adaptação de leitura e escrita tais como: os alunos não conseguem realizar leitura de sílabas simples, dificuldades para associar o grafema ao fonema, não ter a consciência fonética. Para solucioná-las, as professoras realizam agrupamentos produtivos nas terças e quintas-feiras quando planejam atividades específicas para cada dificuldade que as crianças apresentam na leitura e na escrita. Observamos que esforços positivos são feitos para diminuir as dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita nos alunos em processo de alfabetização, trazidas pelo fator online no processo de escolarização durante a pandemia de covid-19. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental I | pt_BR |
dc.title | Dificuldade de leitura e de escrita de alunos no 4º e 5º anos do fundamental I em uma escola municipal de Caruaru: um estudo pós-pandemia Covid-19. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4016538612405542 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO TCC BIBLIOTECA_PATRÍCIA RAIMUNDO DOS SANTOS (PEDAGOGIA) (1).pdf | 352,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons