Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50564

Compartilhe esta página

Título: Dificuldade de leitura e de escrita de alunos no 4º e 5º anos do fundamental I em uma escola municipal de Caruaru: um estudo pós-pandemia Covid-19.
Autor(es): SANTOS, Patricia Raimundo dos
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem; Leitura; Escrita; Ensino fundamental I
Data do documento: 12-Mai-2023
Citação: SANTOS, Patricia Raimundo dos. Dificuldade de leitura e de escrita de alunos no 4º e 5º anos do fundamental I em uma escola municipal de Caruaru: um estudo pós-pandemia Covid-19. 2023.30 f.TCC Graduação - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O presente artigo discute dificuldades de leitura e escrita apresentadas por alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental I- anos iniciais após dois anos de estudos online na pandemia de covid-19 que durou de 2020 a 2022. O objetivo geral é compreender as dificuldades, as estratégias, e as soluções para a aprendizagem da leitura e da escrita nos alunos do 4º e 5º anos em uma escola municipal de Caruaru após os dois anos de estudos online na pandemia de covid-19. Como categorias teóricas temos a leitura, nas perspectivas de Solé (1998), Lerner (2002), Delaine (2005), Cruz; Costa (2008), e a escrita nas perspectivas de Dolz (2010); Cruz, Costa (2008); Teberosky, Colomer (2003); Barbosa (1994); e Morais (2012). A pesquisa foi realizada de novembro de 2022 a março de 2023. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, pois tem o contato direto do pesquisador com o ambiente e a situação investigada. Também é do tipo exploratória, descritiva e explicativa. Para a coleta de dados com os sujeitos da pesquisa foi feito um questionário aplicado de maneira presencial. Os resultados evidenciam que as dificuldades que as crianças apresentam são diversas em relação à leitura e à escrita. Foram encontradas dificuldades cognitivas de adaptação de leitura e escrita tais como: os alunos não conseguem realizar leitura de sílabas simples, dificuldades para associar o grafema ao fonema, não ter a consciência fonética. Para solucioná-las, as professoras realizam agrupamentos produtivos nas terças e quintas-feiras quando planejam atividades específicas para cada dificuldade que as crianças apresentam na leitura e na escrita. Observamos que esforços positivos são feitos para diminuir as dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita nos alunos em processo de alfabetização, trazidas pelo fator online no processo de escolarização durante a pandemia de covid-19.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50564
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TCC BIBLIOTECA_PATRÍCIA RAIMUNDO DOS SANTOS (PEDAGOGIA) (1).pdf352,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons