Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50616

Compartilhe esta página

Título: Média aritmética na perspectiva do letramento estatístico nos anos finais : compreensão de professores e possibilidades de ensino
Autor(es): ROCHA, Wanessa Mayara Silva da
Palavras-chave: Formação de professores; Ensino fundamental; Aritmética- estudo e ensino
Data do documento: 9-Mar-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ROCHA, Wanessa Mayara Silva da. Média aritmética na perspectiva do letramento estatístico nos anos finais: compreensão de professores e possibilidades de ensino. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O conceito de média aritmética se encontra presente nas mais variadas situações e contextos, como, por exemplo, nos meios de comunicação para veicular notícias diversificadas. A leitura de notícias da mídia envolve análises e avaliações críticas baseadas em elementos do conhecimento e disposicionais e requer das pessoas certo nível de Letramento Estatístico (LE), conforme modelo teórico de Iddo Gal. Nesta pesquisa, analisa-se, em termos gerais, a compreensão do conceito de média aritmética por professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, buscando identificar possibilidades para o ensino desse conteúdo em sala de aula a partir da perspectiva do LE. Em termos específicos, busca-se identificar conhecimentos prévios de professores de Matemática dos anos finais sobre situações envolvendo o uso da média aritmética; caracterizar abordagens de ensino sobre situações envolvendo o uso da média; e analisar com professores de Matemática possibilidades de ensino do conceito de média na perspectiva do LE. A metodologia, de cunho qualitativo, envolveu realização de questionário virtual com 14 professores de Matemática de escolas localizadas em diferentes municípios do estado de Pernambuco; e de grupo focal com quatro desses professores que aceitaram continuar participando da pesquisa. O questionário envolveu questões abertas e fechadas sobre perfil e formação dos participantes, e aspectos relacionados à compreensão do conceito de média aritmética. A maioria dos professores compreendeu esse conceito relacionando-o à definição de média simples. Além disso, muitos deles não reconhecem as propriedades da média e têm dificuldades em interpretá-las em gráficos estatísticos. Um erro comum foi eles reconhecer a média destacando os resultados que mais se repetem, confundindo assim com o conceito de moda. Eles também apresentaram dificuldades em compreender o conceito de média móvel. O grupo focal, realizado de modo síncrono em dois encontros no Google Meet e de forma assíncrona com o auxílio do WhatsApp, incluiu problematizações, teorizações e elaboração de atividade em duplas para o ensino do conceito de média nos anos finais. Os encontros oportunizaram aos participantes reflexões e análises sobre tipos de erros na resolução de problemas de média aritmética. As abordagens propostas pelos docentes apresentaram-se potencialmente mobilizadoras de questionamentos críticos, todavia, não incluíram distinção das variáveis que possibilitam o cálculo da média, reforçando dificuldades na compreensão do conceito, suas propriedades e significados. Portanto, é necessário trabalhar a natureza das variáveis como um conceito-chave para os professores entenderem quando é possível calcular a média de um conjunto de dados, a fim de desenvolver propostas para esse conceito na perspectiva do LE.
Descrição: ROCHA, Wanessa Mayara Silva da, também é conhecida em citações bibliográficas por: SILVA, Wanessa Mayara da.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50616
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Wanessa Mayara Silva da Rocha.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons