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Título : Utilização de um jogo digital para mobilização de elementos afetivos no ensino de substância química.
Autor : ARAUJO, Aristones Silva
Palabras clave : Substância química; Ensino lúdico; Elementos afetivos; Jogos digitais
Fecha de publicación : 12-may-2023
Citación : ARAUJO, Aristones Silva. Utilização de um jogo digital para mobilização de elementos afetivos no ensino de substância química. . 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : Durante o decorrer da vida algumas lembranças são mais nítidas, sejam elas negativas ou positivas, dessa forma algo que influencia diretamente nas lembranças são os elementos afetivos, transpassados durante a construção da recordação, podendo esses serem mobilizados estrategicamente, por exemplo, através de atividades lúdicas. Para Silva (2015), o uso dessa metodologia de ensino apresenta um potencial de amenizar, no ensino em ciências, a abstração de alguns conceitos, visto que, é possível através de um jogo, criar uma história a qual os conceitos estudados estejam sendo apresentados em um contexto narrativo sequenciado que auxilie na construção de sentido. Considerando que a aprendizagem envolve também o processo afetivo, o qual de acordo com Ribeiro (2011), é potencializado com a interação entre elementos cognitivos e afetivos. Além disso, durante o processo ensino-aprendizagem é mais importante a construção de valores e atitudes. Dessa forma esta pesquisa se propôs através do jogo digital Ousia, finalista na 20a edição do SBGames (Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment) maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital, analisar a construção de conhecimento sobre o conteúdo de substância química, envolvendo a mobilização de elementos afetivos com estudante do ensino fundamental de escola pública, fazendo uso de metodologia exploratória, por meio de uma pesquisa qualitativa acerca de um estudo de caso, usando-se de observação e entrevista, para obtenção dos dados. Mediante aos resultados obtidos por observação, foi possível analisar que os alunos ainda não tiveram aulas sobre o conteúdo estudado e mesmo assim conseguiram entender todo o enredo apresentado no jogo. Averiguando, em entrevista posterior, que houve a mobilização de elementos afetivos os quais proporcionaram que os alunos fossem até o final da atividade proposta, favorecendo assim a construção de conhecimento a respeito dos conceitos estudados em um contexto narrativo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50652
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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