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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50653
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Gerlan De Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T19:22:20Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T19:22:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-29 | - |
dc.identifier.citation | Souza, G. L. Utilização do jogo digital Ousia como ferramenta de mediação semiótica no processo de aprendizagem do conteúdo de substância química (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50653 | - |
dc.description.abstract | O trabalho apresenta uma investigação sobre a utilização de jogos digitais como ferramenta de mediação semiótica no processo de ensino-aprendizagem de química. O objetivo geral do estudo é avaliar a eficácia do jogo digital em relação ao ensino de substância química, avaliando os impactos na aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa exploratória, com aplicação do jogo digital em uma turma de estudantes do ensino médio, seguida por questionários e entrevistas para avaliar a eficácia da ferramenta. Os resultados indicam que a utilização de jogos digitais como ferramenta de mediação semiótica pode ser uma estratégia eficiente para o ensino de conteúdos de química, proporcionando um processo de ensino mais interativo e motivador. A pesquisa destaca ainda a relevância de se explorar as potencialidades dos jogos digitais como ferramentas pedagógicas, a fim de inovar nas práticas de ensino e tornar o processo de aprendizagem mais atrativo e eficaz. | pt_BR |
dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Mediação semiótica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Utilização de um jogo digital como ferramenta de mediação semiótica no processo de aprendizagem do conteúdo de substância química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0149489358633494 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The work presents an investigation into the use of digital games as a semiotic mediation tool in the chemistry teaching-learning process. The general objective of the study is to evaluate the effectiveness of the digital game in relation to the teaching of chemical substances, evaluating the impacts on student learning. The methodology used consists of an exploratory research, with the application of the digital game in a group of high school students, followed by questionnaires and interviews to evaluate the effectiveness of the tool. The results indicate that the use of digital games as a semiotic mediation tool can be an efficient strategy for teaching chemistry content, providing a more interactive and motivating teaching process. The research also highlights the relevance of exploring the potential of digital games as pedagogical tools, in order to innovate in teaching practices and make the learning process more attractive and effective. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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