Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50890

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorSILVA, Jucilayne Manuella da-
dc.date.accessioned2023-06-06T13:38:20Z-
dc.date.available2023-06-06T13:38:20Z-
dc.date.issued2023-05-11-
dc.date.submitted2023-06-01-
dc.identifier.citationSILVA, Jucilayne. ANÁLISE DA MEDIAÇÃO SEMIÓTICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LIGAÇÃO DE HIDROGÊNIO E INTERAÇÃO ÍON-DIPOLO. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50890-
dc.description.abstractO processo de aprendizagem pode ser mediado por signos que são classificados em ponto e campo. Essa mediação permite que significados sejam construídos com base em movimentos esquemáticos ou pleromáticos, de acordo com as ideias de Valsiner. Para uma análise deste tipo, o Modelo de Trajetórias de Aprendizagem (MTA) é proposto como uma possível ferramenta de análise para investigar os níveis de abstração durante o processo de aprendizagem, levando em consideração as relações entre conceitos espontâneos e científicos (na visão de Vygotsky) e signos pleromáticos e esquemáticos. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar a trajetória de aprendizagem do conteúdo de Ligações de Hidrogênio e Interações Íon-Dipolo por meio de uma atividade experimental. A pesquisa foi realizada com dois estudantes do curso de licenciatura em química e os dados foram coletados a partir do registro audiovisual da discussão sobre uma atividade experimental. Já a análise foi feita com a utilização do MTA para identificação dos níveis de abstração e tipos de mediação. A discussão foi guiada por um questionário elaborado com base nos experimentos executados. Os resultados mostraram que os estudantes transitaram entre diferentes níveis de mediação semiótica e entre conceitos abstratos e concretos durante a discussão sobre os dois experimentos realizados. Além disso, identificamos a externalização e a (re)construção de signos, assim, por meio da análise semiótica dos diálogos dos participantes foi possível inferir que novos signos (novos significados) foram construídos a partir dos signos que os estudantes já conheciam, o que possibilitou a construção das trajetórias de aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent80p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrajetória de aprendizagempt_BR
dc.subjectSignospt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectInteração íon-dipolopt_BR
dc.subjectLigação de Hidrogêniopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.titleAnálise da mediação semiótica no processo de aprendizagem da ligação de hidrogênio e interação íon-dipolo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2133189845778150pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.description.abstractxThe learning process can be mediated by signs that are classified into point and field. This mediation enables meanings to be constructed based on schematic or pleromatic movements, according to Valsiner's ideas. For an analysis of this type, the Learning Pathway Model (LPM) is proposed as a possible analytical tool to investigate the levels of abstraction during the learning process, considering the relationships between spontaneous and scientific concepts (in Vygotsky's view) and pleromatic and schematic signs. Thus, this study aimed to analyze the learning pathway of Hydrogen Bonding and Ion-dipole Interactions through an experimental activity. The research was conducted with two students from the chemistry teaching degree course and the data were collected from the audiovisual recording of the discussion about an experimental activity. The analysis was done using LPM to identify levels of abstraction and types of mediation. The discussion was guided by a questionnaire based on the conducted experiments. The results showed that the students transitioned between different levels of semiotic mediation and between abstract and concrete concepts during the discussion about the two experiments that were performed. Additionally, we identified the externalization and (re)construction of signs. Thus, through the semiotic analysis of the participants' dialogues, it was possible to infer that new signs (new meanings) were constructed based on the signs that the students already knew, which enabled the construction of the students' learning pathway.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jucilayne Manuella da Silva.pdf1,17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons