Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51004
Share on
Title: | O desenvolvimento da oralidade na educação infantil : a argumentação como estratégia pedagógica aliada à literatura |
Authors: | NASCIMENTO, Gabriel Melo do LIMA, Maria Veiga Damaso de |
Keywords: | Argumentação; Oralidade; Literatura; Educação Infantil |
Issue Date: | 12-May-2023 |
Citation: | NASCIMENTO, Gabriel Melo do; LIMA, Maria Veiga Damasco de; CHIARO, Sylvia Regina de. O desenvolvimento da oralidade na educação infantil: a argumentação como estratégia pedagógica aliada à literatura. Trabalho de conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2023. |
Abstract: | O seguinte artigo tem como objetivo evidenciar como se dá o desenvolvimento da oralidade a partir do uso da argumentação e da literatura como estratégias de aprendizagem na educação infantil. Para isso, decidimos usar de intervenção pedagógica para analisar estes pressupostos em uma turma do Grupo V da Educação Infantil em uma escola municipal do Recife. Concluiu-se que a argumentação aliada à literatura infantil possui potencial real para contribuir no desenvolvimento da oralidade, visto que a argumentação nos leva a refletir acerca de nosso próprio ponto de vista e de outros, e a literatura oferece, a partir da contação de histórias, um campo fértil para as crianças usarem sua imaginação de modo a se expressar. Portanto aliadas, ambas as estratégias se apresentam como eficazes para o progresso da oralidade nas crianças. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51004 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O desenvolvimento da oralidade na educação infantil_ a argumentação como estratégia pedagógica aliada à literatura.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License