Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51029

Compartilhe esta página

Título: As concepções das professoras acerca das construções de gênero na educação infantil.
Autor(es): SILVA, Andreza Maria Pereira da
Palavras-chave: Relações de gênero; Educação Infantil; Concepções docentes
Data do documento: 9-Mai-2023
Citação: SILVA, Andreza Maria Pereira da. As concepções das professoras acerca das construções de gênero na educação infantil. 2023. Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este artigo busca analisar as construções sociais de gênero na Educação Infantil. Compreendemos gênero como construção social, que analisa e problematiza relações binárias e identidades fixas, apontando para possibilidades diversas de construções identitárias plurais. A investigação conta com a abordagem qualitativa, que possibilita identificar os sentidos atribuídos pelas professoras acerca das relações de gênero na Educação Infantil. A pesquisa ocorreu em uma escola pública municipal, da Comunidade do Alto do Moura, em Caruaru - PE, com professoras da Educação Infantil. Para tanto, a observação e a entrevista foram os procedimentos de coleta de dados. A Análise de Conteúdo, como técnica de análise de comunicações, contribuiu para evidenciar que as professoras ainda desenvolvem suas práticas, a partir de construções binárias de gênero; embora sinalizem ressignificações dessas práticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51029
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- ANDREZA - MODELO FINAL.pdf180 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons