Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51043
Compartilhe esta página
Título: | O (des)preparo docente diante das temáticas de gênero e sexualidade no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco do Campus Agreste. |
Autor(es): | BARROS, Antônio Edson dos Santos |
Palavras-chave: | Formação Docente; Educação; Gênero; Sexualidade; Diversidade |
Data do documento: | 11-Mai-2023 |
Citação: | BARROS, Antônio Edson dos Santos. O (des)preparo docente diante das temáticas de gênero e sexualidade no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco do Campus Agreste. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Apesar da discussão das temáticas de gênero e sexualidade terem avançado no âmbito das universidades, a comunidade acadêmica continua demonstrando desconhecimento quanto essas temáticas. Tendo isso em vista, a presente pesquisa se justifica pela necessidade de apreender se, e como, essas temáticas são trabalhadas no curso de Licenciatura em Química da UFPE/CA; e pela experiência pessoal, pois como homem cisgênero e homossexual inserido neste campo específico, sei o quanto é importante ter representatividade e visibilidade dentro de áreas muitas vezes consideradas como heteronormativas, como a Química. Para tanto, o presente estudo tem como objetivo analisar se licenciandos/as do curso de Licenciatura em Química da UFPE/CA estão sendo formados para trabalhar as temáticas de gênero e sexualidade na educação básica. Para tanto, é necessário identificar no percurso formativo dos/as licenciandos/as do curso de Licenciatura em Química da UFPE/CA os componentes curriculares vivenciados que tragam em seus conteúdos, ou de forma transversal, as temáticas de gênero e sexualidade; mapear a compreensão dos/as licenciandos/as do curso de Licenciatura em Química da UFPE/CA sobre as temáticas de gênero e sexualidade; e averiguar, a partir da visão dos/as referidos licenciandos/as, se há relevância entre as temáticas de gênero e sexualidade na formação docente. Para isso, foi utilizado como abordagem de análise o estudo de caso qualitativo, no qual utilizamos como análise de dados a Análise de Conteúdo Temática e como técnicas de investigação o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e o Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (SIGA), a coleta dos sujeitos por meio de questionário on-line e, posteriormente, entrevista semiestruturada. Neste processo, participaram 4 licenciandas e 1 licenciando. Na contextualização desta pesquisa, foram trazidas as definições de gênero, sexualidade e sexo ligadas à história do movimento feminista pós-estruturalista; e documentos oficiais nacionais ligados à inclusão, à diversidade, às temáticas de gênero e sexualidade e ao campo da educação. A pesquisa revelou um importante avanço no que diz respeito a inserção das temáticas de gênero e sexualidade na matriz curricular do curso de Licenciatura em Química da UFPE/CA, no entanto, ainda há lacunas que precisam ser preenchidas, como a necessidade de uma abordagem mais aprofundada e transversal desses temas e a falta de disciplinas obrigatórias que abordem essas questões. Além disso, a compreensão por parte dos/as licenciando/as em relação aos termos gênero, sexualidade e sexo ainda são limitados, muitas vezes baseados em conceitos binários e dicotômicos que não refletem a diversidade humana. Por outro lado, é possível perceber que uma parcela significativa de estudantes tem uma compreensão mais clara e sensível sobre às temáticas o que pode ser resultado de sua formação prévia, experiências pessoais ou ainda do contato com debates e atividades que abordam tais temáticas. Nesse sentido, a presente pesquisa reforça a relevância da inclusão das temáticas de gênero e sexualidade no currículo do curso de Licenciatura em Química da UFPE/CA e nas demais licenciaturas e instituições de Ensino Superior, bem como a abordagem desses temas de forma transversal em outros componentes curriculares. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51043 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Antônio Edson dos Santos Barros.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons