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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51122

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Título: O jogo dominó da probabilidade como recurso metodológico para o fomento do letramento probabilístico em alunos dos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): SILVA, Anderson Vinícius Gomes da
Palavras-chave: Jogos; Letramento Probabilístico; Linguagem Probabilística; Educação; Matemática
Data do documento: 11-Mai-2023
Citação: SILVA, Anderson Vinícius Gomes da. O jogo dominó da probabilidade como recurso metodológico para o fomento do letramento probabilístico em alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura-Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: No sistema educacional se verifica uma predominância do formato de aula expositivo para desenvolver quaisquer conteúdos matemáticos. Este método de ensino tem gerado nos estudantes uma visão de que a Matemática é uma ciência imutável, inquestionável e baseada no acúmulo de fórmulas e algoritmos. Consequentemente, verifica-se um desinteresse e resistência dos alunos com a Matemática. Frente a esta realidade, faz-se necessário adotar metodologias que possibilitem ao estudante ser protagonista em seu processo de aprendizagem. Portanto, este trabalho teve como objetivo analisar as possíveis contribuições do jogo Dominó da Probabilidade para o fomento do letramento probabilístico em estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal, discute-se ao decorrer desta pesquisa a definição de jogo, seus benefícios no contexto educacional, os significados de probabilidade, letramento probabilístico e a linguagem probabilística. Esta pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa e se caracterizou como descritiva. Os participantes foram três alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal do município de Caruaru-PE. Devido ao contexto pandêmico, o trabalho foi desenvolvido de maneira remota, nas plataformas Google Meet e Miro. Dentre os resultados obtidos, destacamos o jogo como fator motivador, criador de um ambiente propício para exposição, análise e reflexão de argumentos, permitindo aos estudantes (re)construir suas noções qualitativas e quantitativas de termos comumente utilizados no ensino de probabilidade. Através dos argumentos, pode-se verificar as ideias expressadas, os significados de probabilidade e os tipos de linguagem verbal que os estudantes utilizam durante os diversos exemplos que envolvem acaso e incerteza. Sendo assim, o Dominó da Probabilidade se mostrou como uma metodologia viável, pois sua dinâmica pode contribuir com o desenvolvimento de focos do letramento probabilístico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51122
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