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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51145
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Title: | Análise da precisão de dados de posicionamento obtidos por GPS/GNSS RTK e laser scanner na UFPE-CAA: um estudo comparativo. |
Authors: | CAMELO, Priscila Inês de Carvalho |
Keywords: | Laser Scanner; Topografia; GNSS RTK; Análise comparativa |
Issue Date: | 8-May-2023 |
Citation: | CAMELO, Priscila. Análise de precisão de dados de posicionamento obtidos por GPS/GNSS RTK e laser scanner: estudo comparativo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | A obtenção de coordenadas geográficas precisas é fundamental para diversas áreas, a exemplo da engenharia civil, arquitetura, topografia e agricultura. Existem diversas tecnologias no mercado que realizam tal captura, cada uma com suas vantagens e desvantagens em relação a fatores como precisão, velocidade de coleta, ambientação, custo etc. Diante disso, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre as coordenadas planialtimétricas obtidas tanto através do GNSS RTK (Sistema de Navegação por Satélite Global - Real Time Kinematic), quanto pela tecnologia LIDAR (Light Detection and Ranging), com o auxílio do laser scanner Alpha Air 450, e avaliar a precisão relativa destes. Para tanto, realizou-se um levantamento no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), localizado em Caruaru-PE. O levantamento iniciou com a instalação do GNSS i50 e o rastreio de um ponto durante aproximadamente 3 horas, para obter uma precisão planialtimétrica milimétrica. Posteriormente, as coordenadas foram corrigidas através do IBGE PPP (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Relatório de Posicionamento por Ponto Preciso). Paralelamente, foram materializados e cadastrados 19 pontos de checagem através do receptor GNSS i73, os quais foram utilizados para a análise comparativa. O levantamento foi concluído com o laser scanner CHC Alpha Air 450 embarcado no Drone DJI Matrice 300 RTK. Após finalizado o levantamento, foram utilizados softwares específicos para o processamento dos dados obtidos, como o CHCNav CoPre e o RiSCAN PRO. Para avaliar as discrepâncias planialtimétricas e verificar se o levantamento estava de acordo com o padrão de acurácia posicional brasileiro do Decreto-lei 89.817/ET-ADGV, foram realizadas análises, através da média, variância, desvio padrão e RMS. As disparidades encontradas foram mínimas e pode-se considerar que o uso do laser scanner CHC Alpha Air 450 produziu resultados tão precisos quanto um receptor GNSS, em termos de acurácia posicional, para a área selecionada. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51145 |
Appears in Collections: | TCC- Engenharia Civil - Bacharelado |
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