Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51159

Share on

Title: Arquitetando Urbanidade: COMPAZ como proposta de requalificação urbano-arquitetônica para o terreno do antigo Clube do BANDEPE.
Authors: ESTANISLAU, Juliana Oliveira
Keywords: Desigualdade Social; Equipamento Público Comunitário; Centro Comunitário da PAZ (COMPAZ)
Issue Date: 28-Apr-2023
Citation: ESTANISLAU, Juliana Oliveira. Arquitetando Urbanidade: COMPAZ como proposta de requalificação urbano-arquitetônica para o terreno do antigo Clube do BANDEPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Dentre as metrópoles brasileiras, encontramos Recife que, assim como outros centros urbanos do país, sofre com diversas consequências de seu crescimento urbano desordenado. A cidade vem tentando lutar contra as problemáticas da desigualdade e da violência urbana desde muito cedo, procurando formas de implementação de políticas públicas que mitiguem essa questão. Com diversas estratégias de melhorias implementadas, a política pública dos Centros Comunitários da Paz (COMPAZ) vem se destacando, tendo sido inaugurada em 2016 como fruto de trocas de estratégias internacionais nas quais o equipamento público comunitário tem o papel de transformador social. Os resultados dessa implementação estão sendo visíveis e o programa, inicialmente proposto pela Prefeitura do Recife, está se expandindo por todo o estado de Pernambuco, mas ainda deixando alguns pontos da cidade menos supridos, principalmente a Zona Norte recifense. Dessa forma, o terreno da Antiga Associação Atlética do BANDEPE, localizado em uma via movimentada do bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife; é um espaço ideal para a alocação de um novo equipamento público comunitário, pois está abandonado a mais de uma década, contribuindo para a situação de insegurança de onde está inserido. O resultado é a proposta de um anteprojeto de um COMPAZ para o bairro de Campo Grande que leva em consideração a sustentabilidade, a urbanidade e demais estratégias de combate à desigualdade para impactar positivamente a comunidade local e seu entono imediato. Numa perspectiva mais ampla, o trabalho levanta a reflexão sobre como a arquitetura, quando concebida levando-se em consideração as condicionantes físicas e sociais do contexto, pode operar como um dispositivo de promoção de cidadania e urbanidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51159
Appears in Collections:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Juliana Oliveira Estanislau.pdf137,03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons