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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51230
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | ARRUDA, Ana Lúcia Borba de | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Eliane Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-21T23:17:38Z | - |
dc.date.available | 2023-06-21T23:17:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-10 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Eliane Pereira de. Permanência estudantil na UFPE em tempos de pandemia: uma análise das ações de assistência estudantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51230 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo teve como objetivo analisar as ações desenvolvidas pela Pró-Reitora para Assuntos Estudantis (PROAES) da UFPE, no período da pandemia da COVID-19, como forma de promover a permanência dos estudantes na instituição. Para dar conta do objetivo realizamos uma breve discussão acerca da política de assistência estudantil na educação superior, na sequência, abordamos a trajetória da assistência estudantil na UFPE, bem como expomos as principais ações e programas desenvolvidos pela PROAES no contexto da pandemia e, por fim, para analisarmos como estas ações contribuíram para permanência dos estudantes assistidos apresentamos os dados obtidos advindos do questionário via Google Formulário que aplicamos com 58 estudantes, dos quais 33 foram assistidos por pelo menos um programa da Proaes e dentre estes, 20 deles foram assistidos por algum programa desenvolvido durante o período pandêmico. Identificamos que apesar da UFPE, no ano de 2020, ter apresentado a maior taxa de evasão, em contra partida, o percentual de estudantes bolsistas, integralizados no tempo mínimo, foi maior que dos estudantes não bolsistas. Consideramos, pois que as ações desenvolvidas pela Proaes embora não tenham sido suficientes para atender todos os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica contribuíram significativamente para a permanência dos estudantes assistidos. | pt_BR |
dc.format.extent | 32p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject | Permanência dos estudantes | pt_BR |
dc.subject | Pandemia da COVID- 19 | pt_BR |
dc.subject | UFPE | pt_BR |
dc.title | Permanência estudantil na UFPE em tempos de pandemia : uma análise das ações de assistência estudantil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4327487764768582 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1313351595425296 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article aimed to analyze the actions developed by the Pro-Rector for Student Affairs (PROAES) of UFPE, during the COVID-19 pandemic, as a way to promote the permanence of students in the institution. In order to accomplish the objective, we held a brief discussion about the student assistance policy in higher education, then, we addressed the trajectory of student assistance at UFPE, as well as exposing the main actions and programs developed by PROAES in the context of the pandemic and, finally , to analyze how these actions contributed to the permanence of the assisted students, we present the data obtained from the questionnaire via Google Form that we applied with 58 students, of which 33 were assisted by at least one Proaes program and among these, 20 of them were assisted by some program developed during the pandemic period. We identified that although UFPE, in 2020, had the highest dropout rate, on the other hand, the percentage of scholarship students, paid in the minimum time, was higher than non-scholarship students. We consider, therefore, that the actions developed by Proaes, although not sufficient to serve all students in a situation of socioeconomic vulnerability, contributed significantly to the permanence of the assisted students. Keywords: Student assistance; Student permanence; COVID-19 pandemic; UFPE. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0377713500986284 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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