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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARRUDA, Ana Lúcia Borba de-
dc.contributor.authorANDRADE, Eliane Pereira de-
dc.date.accessioned2023-06-21T23:17:38Z-
dc.date.available2023-06-21T23:17:38Z-
dc.date.issued2023-04-26-
dc.date.submitted2023-05-10-
dc.identifier.citationANDRADE, Eliane Pereira de. Permanência estudantil na UFPE em tempos de pandemia: uma análise das ações de assistência estudantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51230-
dc.description.abstractO presente artigo teve como objetivo analisar as ações desenvolvidas pela Pró-Reitora para Assuntos Estudantis (PROAES) da UFPE, no período da pandemia da COVID-19, como forma de promover a permanência dos estudantes na instituição. Para dar conta do objetivo realizamos uma breve discussão acerca da política de assistência estudantil na educação superior, na sequência, abordamos a trajetória da assistência estudantil na UFPE, bem como expomos as principais ações e programas desenvolvidos pela PROAES no contexto da pandemia e, por fim, para analisarmos como estas ações contribuíram para permanência dos estudantes assistidos apresentamos os dados obtidos advindos do questionário via Google Formulário que aplicamos com 58 estudantes, dos quais 33 foram assistidos por pelo menos um programa da Proaes e dentre estes, 20 deles foram assistidos por algum programa desenvolvido durante o período pandêmico. Identificamos que apesar da UFPE, no ano de 2020, ter apresentado a maior taxa de evasão, em contra partida, o percentual de estudantes bolsistas, integralizados no tempo mínimo, foi maior que dos estudantes não bolsistas. Consideramos, pois que as ações desenvolvidas pela Proaes embora não tenham sido suficientes para atender todos os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica contribuíram significativamente para a permanência dos estudantes assistidos.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectPermanência dos estudantespt_BR
dc.subjectPandemia da COVID- 19pt_BR
dc.subjectUFPEpt_BR
dc.titlePermanência estudantil na UFPE em tempos de pandemia : uma análise das ações de assistência estudantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4327487764768582pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1313351595425296pt_BR
dc.description.abstractxThis article aimed to analyze the actions developed by the Pro-Rector for Student Affairs (PROAES) of UFPE, during the COVID-19 pandemic, as a way to promote the permanence of students in the institution. In order to accomplish the objective, we held a brief discussion about the student assistance policy in higher education, then, we addressed the trajectory of student assistance at UFPE, as well as exposing the main actions and programs developed by PROAES in the context of the pandemic and, finally , to analyze how these actions contributed to the permanence of the assisted students, we present the data obtained from the questionnaire via Google Form that we applied with 58 students, of which 33 were assisted by at least one Proaes program and among these, 20 of them were assisted by some program developed during the pandemic period. We identified that although UFPE, in 2020, had the highest dropout rate, on the other hand, the percentage of scholarship students, paid in the minimum time, was higher than non-scholarship students. We consider, therefore, that the actions developed by Proaes, although not sufficient to serve all students in a situation of socioeconomic vulnerability, contributed significantly to the permanence of the assisted students. Keywords: Student assistance; Student permanence; COVID-19 pandemic; UFPE.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0377713500986284pt_BR
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