Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51230

Compartilhe esta página

Título: Permanência estudantil na UFPE em tempos de pandemia : uma análise das ações de assistência estudantil
Autor(es): ANDRADE, Eliane Pereira de
Palavras-chave: Assistência estudantil; Permanência dos estudantes; Pandemia da COVID- 19; UFPE
Data do documento: 26-Abr-2023
Citação: ANDRADE, Eliane Pereira de. Permanência estudantil na UFPE em tempos de pandemia: uma análise das ações de assistência estudantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente artigo teve como objetivo analisar as ações desenvolvidas pela Pró-Reitora para Assuntos Estudantis (PROAES) da UFPE, no período da pandemia da COVID-19, como forma de promover a permanência dos estudantes na instituição. Para dar conta do objetivo realizamos uma breve discussão acerca da política de assistência estudantil na educação superior, na sequência, abordamos a trajetória da assistência estudantil na UFPE, bem como expomos as principais ações e programas desenvolvidos pela PROAES no contexto da pandemia e, por fim, para analisarmos como estas ações contribuíram para permanência dos estudantes assistidos apresentamos os dados obtidos advindos do questionário via Google Formulário que aplicamos com 58 estudantes, dos quais 33 foram assistidos por pelo menos um programa da Proaes e dentre estes, 20 deles foram assistidos por algum programa desenvolvido durante o período pandêmico. Identificamos que apesar da UFPE, no ano de 2020, ter apresentado a maior taxa de evasão, em contra partida, o percentual de estudantes bolsistas, integralizados no tempo mínimo, foi maior que dos estudantes não bolsistas. Consideramos, pois que as ações desenvolvidas pela Proaes embora não tenham sido suficientes para atender todos os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica contribuíram significativamente para a permanência dos estudantes assistidos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51230
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC (1).pdf743,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons