Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51364
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA, Eduardo Barbosa de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jaelson Batista da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-03T15:32:52Z | - |
dc.date.available | 2023-07-03T15:32:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jaelson Batista da. A importância dos temas transversais no ensino de Geografia: uma mirada em escolas públicas no bairro Jordão em Recife-PE. 2022. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Geografia) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51364 | - |
dc.description | Representação online via google meet através da exposição de slides Recife-PE | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca Apresentar como os professores de geografia do ensino fundamental têm trabalhado com os temas transversais na sala de aula. Para o aprofundamento no tema de pesquisa, de início, foi realizado uma análise documental e bibliográfica sobre os temas transversais inseridos no ensino de Geografia. Para a construção de um referencial teórico foram utilizadas as contribuições dos seguintes autores: CAVALCANTI, TARDIF, LIBÂNEO entre outros. Entre os principais documentos analisados estão: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Como pesquisa de campo, foi realizado um trabalho de campo nas quatro escolas Estaduais localizadas no bairro do Jordão, Recife/PE no qual foi aplicado um questionário aos professores de Geografia. As respostas trouxeram colocações relevantes sobre a utilização dos temas transversais em suas aulas. Tais resultados serviram para a análise e orientação para o ensino da Geografia, bem como para um melhor conhecimento do pensamento desses profissionais da Educação a respeito dessa temática. Por fim, foi confeccionado um plano de aula que, posteriormente, foi aplicado em uma das escolas das escolas do bairro, a saber: a Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Jornalista Costa Porto. | pt_BR |
dc.format.extent | 36p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de Geografia. | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Temas Transversais | pt_BR |
dc.title | A importância dos temas transversais no ensino de Geografia : uma mirada em escolas públicas no bairro Jordão em Recife - PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2506427503424004 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0466958380645422 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This Course Completion Work (TCC) seeks to present how elementary school geography teachers have been working with cross-cutting themes in the classroom. To go deeper into the research theme, initially, a documental and bibliographical analysis was carried out on the cross-cutting themes inserted in the teaching of Ge-ography. For the construction of a theoretical framework, the contributions of the following authors were used: CAVALCANTI, TARDIF, LIBÂNEO, among others. Among the main documents analyzed are: National Common Curricular Base (BNCC) and the National Curricular Parameters (PCN). As field research, field work was carried out in the four State schools located in the neighborhood of Jordão, Re-cife/PE, in which a questionnaire was applied to Geography teachers. The respons-es brought relevant statements about the use of cross-cutting themes in their classes. Such results served for the analysis and guidance for the teaching of Geogra-phy, as well as for a better understanding of the thinking of these Education profes-sionals regarding this theme. Finally, a lesson plan was made and later applied in one of the schools in the neighborhood, namely: the Escola de Referencia em En-sino Fundamental e Médio Jornalista Costa Porto. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4982-4911 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-JAELSON BATISTA DA SILVA.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons