Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51387

Comparte esta pagina

Título : A paisagem urbana nas representações imagéticas do Recife do século XIX
Autor : DUARTE, Mirela Carina Rêgo
Palabras clave : Planejamento urbano; Recife – Séc. XIX; Interpretação de imagens; Paisagens; Representação arquitetônica
Fecha de publicación : 2-sep-2014
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : DUARTE, Mirela Carina Rêgo. A paisagem urbana nas representações imagéticas do Recife do século XIX. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
Resumen : Ao longo do século XIX o Recife foi representado em imagens, demonstrando que a cidade se apresentava aos olhos dos artistas que registravam suas impressões em pinturas, desenhos, litografias ou fotografias. Esta cidade, que não existe mais na sua materialidade de maneira íntegra, permanece nas imagens e configura o objeto deste estudo, que objetivou investigar a construção de uma noção de paisagem urbana do Recife do século XIX a partir das representações imagéticas. Hoje, essas imagens constam em catálogos, arquivos e acervos diversos, além de ilustrarem livros sobre a história do Recife, sendo comum o entendimento de que elas apenas apresentam um cenário da cidade naquele momento da história. Ampliando esta interpretação, a pesquisa contextualiza a produção das imagens entre as décadas de 1820 e 1890, identificando seus autores e os pontos de visadas onde eles se posicionaram para registrar a cidade neste período. As análises mostram como os olhares dos artistas se lançaram gradativamente sobre a cidade, optando por registrarem com mais frequência a entrada do porto até 1840, para só depois revelarem o núcleo urbano do Recife e, por fim, se deslocarem com familiaridade pelos espaços públicos na segunda metade do século. Neste movimento de descoberta da cidade no âmbito das representações imagéticas, os artistas inscrevem no século XIX uma noção de paisagem urbana do Recife ao materializarem nas imagens experiências paisagísticas travadas com a cidade e compartilhadas entre eles, identificando o Recife neste período e decodificando a cidade como paisagem.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51387
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Mirela Carina Rêgo Duarte.pdf22,59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons