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Título: Vulnerabilidade do consumidor e bem-estar financeiro : um estudo sobre o consumo de crédito dos jovens empreendedores do ramo de confecção do arranjo produtivo local do agreste pernambucano
Autor(es): ANDRADE, Talita da Silva
Palavras-chave: Vulnerabilidade do consumidor; Bem-estar financeiro; Empreendedores; Conglomerados (Empresas); Empresários jovens
Data do documento: 27-Abr-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ANDRADE, Talita da Silva. Vulnerabilidade do consumidor e bem-estar financeiro: um estudo sobre o consumo de crédito dos jovens empreendedores do ramo de confecção do arranjo produtivo local do agreste pernambucano. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O Arranjo Produtivo Local de Confecção do Agreste de Pernambuco é reconhecido nacionalmente como um importante polo produtivo do setor têxtil, e tem um grande potencial de desenvolvimento econômico para a região. O setor emprega milhares de trabalhadores, gerando renda e desenvolvimento social. Com base nos conceitos de vulnerabilidade do consumidor e bem-estar financeiro este estudo propõe compreender a relação entre as teorias e o consumo de crédito dos jovens empreendedores de confecção do APL do Agreste Pernambucano. Na primeira fase da coleta de dados, foram realizadas entrevistas individuais, face a face e semiestruturadas com os jovens empreendedores. Após a transcrição, os dados foram organizados e foi realizada uma análise de conteúdo. Os resultados mostram que, diante do consumo de crédito algumas estratégias utilizadas pelos jovens empreendedores os levam para uma situação de vulnerabilidade como também afetam o seu Bem-estar financeiro. A Vulnerabilidade do Consumidor pode estar diretamente relacionada ao seu BEF, pois quando um consumidor é vulnerável, ele pode ser mais propenso a tomar decisões financeiras ruins, ser enganado ou explorado por empresas inescrupulosas e acabar contraindo dívidas excessivas ou ficar com dificuldades financeiras e isso pode levar a um ciclo vicioso de endividamento e problemas financeiros, afetando significativamente seu bem-estar financeiro. A pesquisa também aponta proposições transformativas para o ambiente de consumo que podem auxiliar as organizações no modo como agir diante de situações de vulnerabilidade do consumidor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51415
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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