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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51431

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Título: Contribuições à reflexão da Política de Assistência Estudantil a partir da realidade dos/as estudantes da UFPE
Autor(es): CRUZ, Larissa Emanuelle Miguel da
Palavras-chave: Assistência Estudantil; Educação Superior; Trabalho; Transferência monetária
Data do documento: 8-Mai-2023
Citação: CRUZ, Larissa Emanuelle Miguel da. Contribuições à reflexão da Política de Assistência Estudantil a partir da realidade dos/as estudantes da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho traz à reflexão o tema As determinações e os efeitos da Política de Assistência Estudantil da UFPE na vida dos/as estudantes. Objetiva sistematizar os aspectos determinantes da assistência estudantil, através da vivência dos/as universitários/as. Para tanto, a pesquisa buscou compreender o papel da Política de Assistência Estudantil na reprodução da vida social e das condições materiais de permanência; analisar as condições de socialização e organização política dos/as estudantes e apresentar as contribuições e os limites da PAE/UFPE para o aproveitamento educacional e expectativa profissional dos/as estudantes. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo com os/as ex-discentes que concluíram a graduação na UFPE e que estiveram inseridos nos programas da PAE durante sua trajetória acadêmica. Os dados foram coletados mediante a realização de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir do método materialismo-histórico dialético, considerando a visão de totalidade da teoria social crítica marxista. Foi observado que a política tem resistido a duras penas diante do contexto de subfinanciamento das políticas sociais, de precarização do trabalho e da vida, dentre outros aspectos que conformam o regime de acumulação flexível do capital e o ultraneoliberalismo, característico das ações nos últimos governos. São múltiplas as demandas do corpo discente, e que sobretudo a PAE da UFPE, continua sendo determinada por interesses contraditórios, pois ao mesmo tempo que responde à pressão dos/as estudantes por condições de permanência têm sido funcional ao capital por garantir as condições de reprodução da força de trabalho e de consumo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51431
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