Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51539

Share on

Title: Raça no Serviço Social : uma análise de como raça, racismo e etnia estão presentes na produção científica do Serviço Social brasileiro.
Authors: Lima, William da Silva
Keywords: Etnia; Produção científica; Raça; Racismo; Serviço Social
Issue Date: 9-May-2023
Citation: LIMA, William da Silva. Raça no Serviço Social : uma análise de como raça, racismo e etnia estão presentes na produção científica do Serviço Social brasileiro. 2023. Trabalho de conclusão de curso em Serviço Social - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O Brasil é, dentre várias coisas, um país racista. Este é um problema a ser enfrentado por todos, sobretudo pelo Serviço Social que atua diretamente com as políticas públicas, onde o racismo se expressa, sendo estrutural. Este trabalho de conclusão de curso busca compreender como se dá a produção científica sobre raça, racismo e etnia no Serviço Social brasileiro, tomando como referência as revistas “Serviço Social & Sociedade” e “Katálysis” de 2012-2022, ambas de grande importância na área e com classificação A1 Qualis Capes (Avaliação quadrienal 2013-2016). Para alcançar os objetivos desejados utilizamos a pesquisa bibliográfica e a bibliometria como recursos metodológicos capazes, quando combinados, de potencializar as análises, indo além da exposição de dados, possibilitando assim uma reflexão crítica. A análise documental foi possível a partir dos volumes disponíveis online na fonte de indexação SciElo. Apostamos em uma fundamentação teórica “amefricana” que desobedece e se contrapõe ao eurocentrismo e sua lógica de universalização e imposição de verdades científicas postas como não apenas válidas para todas as realidades sociais, mas como unicamente válidas. Nesse sentido, buscamos desaprisionar as mentes bebendo de uma base pluri-epistêmica, tendo os saberes historicamente silenciados como centrais. Verificou-se que nos dez anos de análise a revista Serviço Social & Sociedade publicou apenas 18 artigos que fazem discussões étnico-raciais e a Katálysis publicou 36, o que representa 5,1% e 5,8% do total de publicações, respectivamente. Esses números expressam o silenciamento das questões étnico-raciais na produção científica, que está entrelaçado com a lógica de centro e periferia científica também observada nas análises, onde observamos que autorias do Sudeste brasileiro são privilegiadas para publicação assim como para ocupar espaços de poder e decisões (conselhos e comissões editoriais). Toda prática profissional deve estar orientada sobre bases teóricas, então, quais bases teóricas sustentam a produção de conhecimento e, consequentemente, o fazer profissional das/os assistentes sociais no Brasil? Qual tem sido a formação teórica que os estudantes de Serviço Social no Brasil têm recebido para lidar com o racismo, que com certeza, se apresentará nos espaços profissionais? A presença ou ausência de determinadas discussões, teorias e epistemologias na produção científica de uma área de conhecimento e, neste caso específico, do Serviço Social, deve ser percebida como indissociável dos processos de formação e exercício profissional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51539
Appears in Collections:(TCC) - Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC William da Silva Lima.pdf980,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons