Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51645

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPORTELA JÚNIOR, Aristeu-
dc.contributor.authorCAMPOS, Júlia Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-07-26T16:32:45Z-
dc.date.available2023-07-26T16:32:45Z-
dc.date.issued2023-04-24-
dc.identifier.citationCAMPOS, Júlia Maria de Oliveira. O pensamento político-pedagógico de Bell Hooks para a educação em direitos humanos. 2023. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51645-
dc.description.abstractEsta dissertação é fruto das reflexões acerca do pensamento político-pedagógico de Bell Hooks – professora negra norte-americana, teórica feminista, historiadora da educação e crítica cultural –, a qual narra o seu pensamento a partir da sua própria vida. Seu fazer pedagógico crítico e revolucionário é inspirado no educador e filósofo Paulo Freire, mas, sobretudo, na sua experiência como aluna no período da segregação racial e, posteriormente, como docente universitária. Suas reflexões sobre a educação como prática de liberdade trazem evidências teórico-analíticas acerca das metodologias e processos pedagógicos que naturalizam as desigualdades atravessadas por relações de poder, e que atribuem ao patriarcado capitalista imperialista de supremacia branco uma posição dominante sobre os demais sujeitos. Sendo assim, a proposta central desse estudo é analisar as contribuições do pensamento político- pedagógico da referida autora para a educação em direitos humanos. São examinadas as teorias, os conceitos e metodologias que Hooks utiliza para definir a educação como prática de liberdade; o modo como o seu pensamento dialoga com os fundamentos epistemológicos, sociais e culturais da pedagogia crítica de Paulo Freire e do feminismo negro; e a dimensão política da pedagogia crítica da filósofa com a interseção das categorias de raça, gênero e classe social. Para tanto, foi conduzido um estudo bibliográfico, cujo foco é averiguar no material teórico - conceitos, fundamentos e um conjunto de ações estruturadas, acerca da educação como prática de liberdade cunhada por Hooks.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectBell Hookspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFeminismo negropt_BR
dc.titleO pensamento político-pedagógico de Bell Hooks para a educação em direitos humanospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0578690664684621pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2261345425063739pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation is the result of reflections on the radicalization of the political-pedagogical thought of Bell Hooks – Black teacher, feminist theorist and cultural critic – who narrates her thinking from her own life. Her critical and revolutionary pedagogical work is inspired by the Educator and Philosopher Paulo Freire, but above all, by her experience as a student in the period of racial segregation, and also as a University Professor. His reflections on education as a practice of freedom provide theoretical and analytical evidence about the methodologies and pedagogical processes that naturalize the inequalities traversed by power relations, and that attribute to the white supremacist imperialist capitalist patriarchy a dominant position over other subjects. Therefore, the main purpose of this study is to analyze the contributions of the aforementioned author's political-pedagogical thought to human rights education. It is also intended to examine which theories, concepts and methodologies the author uses to define education as a practice of freedom; examine how the author's thought dialogues with the epistemological, social and cultural foundations of Paulo Freire's critical pedagogy and black feminism; and relate the political dimension of the author's critical pedagogy to the intersection of the categories of race, gender and social class. Therefore, a bibliographical study was conducted, whose focus is to investigate the theoretical material - concepts, foundations and a set of structured actions, about education as a practice of freedom coined by Hooks.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Júlia Maria de Oliveira Campos.pdf1,15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons