Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51645
Comparte esta pagina
Título : | O pensamento político-pedagógico de Bell Hooks para a educação em direitos humanos |
Autor : | CAMPOS, Júlia Maria de Oliveira |
Palabras clave : | Direitos humanos; Bell Hooks; Educação; Feminismo negro |
Fecha de publicación : | 24-abr-2023 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | CAMPOS, Júlia Maria de Oliveira. O pensamento político-pedagógico de Bell Hooks para a educação em direitos humanos. 2023. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | Esta dissertação é fruto das reflexões acerca do pensamento político-pedagógico de Bell Hooks – professora negra norte-americana, teórica feminista, historiadora da educação e crítica cultural –, a qual narra o seu pensamento a partir da sua própria vida. Seu fazer pedagógico crítico e revolucionário é inspirado no educador e filósofo Paulo Freire, mas, sobretudo, na sua experiência como aluna no período da segregação racial e, posteriormente, como docente universitária. Suas reflexões sobre a educação como prática de liberdade trazem evidências teórico-analíticas acerca das metodologias e processos pedagógicos que naturalizam as desigualdades atravessadas por relações de poder, e que atribuem ao patriarcado capitalista imperialista de supremacia branco uma posição dominante sobre os demais sujeitos. Sendo assim, a proposta central desse estudo é analisar as contribuições do pensamento político- pedagógico da referida autora para a educação em direitos humanos. São examinadas as teorias, os conceitos e metodologias que Hooks utiliza para definir a educação como prática de liberdade; o modo como o seu pensamento dialoga com os fundamentos epistemológicos, sociais e culturais da pedagogia crítica de Paulo Freire e do feminismo negro; e a dimensão política da pedagogia crítica da filósofa com a interseção das categorias de raça, gênero e classe social. Para tanto, foi conduzido um estudo bibliográfico, cujo foco é averiguar no material teórico - conceitos, fundamentos e um conjunto de ações estruturadas, acerca da educação como prática de liberdade cunhada por Hooks. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51645 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Júlia Maria de Oliveira Campos.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons