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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51645
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Título: | O pensamento político-pedagógico de Bell Hooks para a educação em direitos humanos |
Autor(es): | CAMPOS, Júlia Maria de Oliveira |
Palavras-chave: | Direitos humanos; Bell Hooks; Educação; Feminismo negro |
Data do documento: | 24-Abr-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CAMPOS, Júlia Maria de Oliveira. O pensamento político-pedagógico de Bell Hooks para a educação em direitos humanos. 2023. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esta dissertação é fruto das reflexões acerca do pensamento político-pedagógico de Bell Hooks – professora negra norte-americana, teórica feminista, historiadora da educação e crítica cultural –, a qual narra o seu pensamento a partir da sua própria vida. Seu fazer pedagógico crítico e revolucionário é inspirado no educador e filósofo Paulo Freire, mas, sobretudo, na sua experiência como aluna no período da segregação racial e, posteriormente, como docente universitária. Suas reflexões sobre a educação como prática de liberdade trazem evidências teórico-analíticas acerca das metodologias e processos pedagógicos que naturalizam as desigualdades atravessadas por relações de poder, e que atribuem ao patriarcado capitalista imperialista de supremacia branco uma posição dominante sobre os demais sujeitos. Sendo assim, a proposta central desse estudo é analisar as contribuições do pensamento político- pedagógico da referida autora para a educação em direitos humanos. São examinadas as teorias, os conceitos e metodologias que Hooks utiliza para definir a educação como prática de liberdade; o modo como o seu pensamento dialoga com os fundamentos epistemológicos, sociais e culturais da pedagogia crítica de Paulo Freire e do feminismo negro; e a dimensão política da pedagogia crítica da filósofa com a interseção das categorias de raça, gênero e classe social. Para tanto, foi conduzido um estudo bibliográfico, cujo foco é averiguar no material teórico - conceitos, fundamentos e um conjunto de ações estruturadas, acerca da educação como prática de liberdade cunhada por Hooks. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51645 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos |
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