Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51721
Share on
Title: | Histologia do sistema muscular: análise de videoaulas com base na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia |
Authors: | MELO, Juscelina Vicente de |
Keywords: | Biologia - estudo e ensino; Ensino de Ciências; Material didático; Tecnologia educacional |
Issue Date: | 13-Dec-2021 |
Citation: | . |
Abstract: | Com o avanço da tecnologia, a internet passou a ser usada com mais frequência pelos alunos, principalmente para estudar. Nessa perspectiva temos a videoaula como sendo um recurso que além de facilitar o processo de aprendizagem, ainda utiliza de diversos recursos audiovisuais, sendo muito utilizado no processo educacional, porém de acordo com a Teoria cognitivista da aprendizagem multimídia (TCAM) muitos desses vídeos podem apresentar princípios que dificultem a aquisição do conhecimento. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar videoaulas disponíveis no Youtube sobre tecido muscular por meio da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia. Para realização deste trabalho foi feita uma busca no Youtube utilizando o termo “Tecido muscular” e foram selecionadas as primeiras dez videoaulas, levando em consideração os seguintes critérios de inclusão: ter a figura do professor ministrando a aula no decorrer do vídeo, que tenha duração acima de dez minutos e abaixo de cinquenta minutos, vídeo onde o professor inicia o conteúdo e finaliza no mesmo vídeo. E foram utilizados como critérios de exclusão: a ausência da figura do professor ministrando a aula, vídeos abaixo de dez minutos ou acima de cinquenta minutos, vídeos com conteúdo repartido em mais de um vídeo. E em relação aos resultados, das dez videoaulas analisadas, apenas duas foram condizentes com todos princípios da TCAM, e os demais apresentaram algumas insatisfações. Sendo assim, é possível concluir que o uso da TCAM para os conteúdos multimídia, podendo agregar no ensino o qual inclui esses tipos recursos audiovisuais e imagéticos, resultando em uma aprendizagem mais significativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51721 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Melo, Juscelina Vicente de.pdf | 298,82 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License