Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51721

Comparte esta pagina

Título : Histologia do sistema muscular: análise de videoaulas com base na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia
Autor : MELO, Juscelina Vicente de
Palabras clave : Biologia - estudo e ensino; Ensino de Ciências; Material didático; Tecnologia educacional
Fecha de publicación : 13-dic-2021
Citación : .
Resumen : Com o avanço da tecnologia, a internet passou a ser usada com mais frequência pelos alunos, principalmente para estudar. Nessa perspectiva temos a videoaula como sendo um recurso que além de facilitar o processo de aprendizagem, ainda utiliza de diversos recursos audiovisuais, sendo muito utilizado no processo educacional, porém de acordo com a Teoria cognitivista da aprendizagem multimídia (TCAM) muitos desses vídeos podem apresentar princípios que dificultem a aquisição do conhecimento. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar videoaulas disponíveis no Youtube sobre tecido muscular por meio da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia. Para realização deste trabalho foi feita uma busca no Youtube utilizando o termo “Tecido muscular” e foram selecionadas as primeiras dez videoaulas, levando em consideração os seguintes critérios de inclusão: ter a figura do professor ministrando a aula no decorrer do vídeo, que tenha duração acima de dez minutos e abaixo de cinquenta minutos, vídeo onde o professor inicia o conteúdo e finaliza no mesmo vídeo. E foram utilizados como critérios de exclusão: a ausência da figura do professor ministrando a aula, vídeos abaixo de dez minutos ou acima de cinquenta minutos, vídeos com conteúdo repartido em mais de um vídeo. E em relação aos resultados, das dez videoaulas analisadas, apenas duas foram condizentes com todos princípios da TCAM, e os demais apresentaram algumas insatisfações. Sendo assim, é possível concluir que o uso da TCAM para os conteúdos multimídia, podendo agregar no ensino o qual inclui esses tipos recursos audiovisuais e imagéticos, resultando em uma aprendizagem mais significativa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51721
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Melo, Juscelina Vicente de.pdf298,82 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons