Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51985

Compartilhe esta página

Título: Política nacional de ciência, tecnologia e inovação em biotecnologia : evolução, desdobramentos e perspectivas para micro e pequenas empresas de base biotecnológica
Autor(es): HOLANDA, Fabiana Carneiro Silva de
Palavras-chave: Políticas públicas; Ciência e tecnologia; Inovação; Biotecnologia
Data do documento: 28-Nov-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: HOLANDA, Fabiana Carneiro Silva de. Política nacional de ciência, tecnologia e inovação em biotecnologia: evolução, desdobramentos e perspectivas para micro e pequenas empresas de base biotecnológica. 2022. Tese (Doutorado em Inovação Terapêutica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar os impactos causados pelas Políticas Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) na área da Biotecnologia, tanto no ambiente das Instituições de Ciência e Tecnologia quanto do ambiente da atividade empresarial. O estudo possui caráter exploratório e seu desenho metodológico pauta-se no uso de fontes primárias, por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado, e fontes secundárias fundamentadas em referencial documental e bibliográfico, com abordagem tanto qualitativo quanto quantitativo. No que tange às Políticas Nacionais de C,T&I, de maneira geral, os desafios ainda se repetem ao longo dos anos, apensar dos avanços recentes, sejam estes históricos de desigualdades regionais, políticos, geopolítico, cultural ou organizacional. Já no que se refere aos impactos das políticas de C,T&I no campo da biotecnologia, em especial no ambiente acadêmico, as políticas recentes promoveram um aumento no número de grupos de pesquisa ligados à área biotecnológica, bem como conseguiram reduzir as concentrações regionais no eixo sul e sudeste, embora ainda haja grande concentração de recursos para essas regiões. Em relação ao ambiente empresarial, as políticas recentes contribuíram para o fortalecimento das empresas de biotecnologia existentes, porém não conseguiram garantir o crescimento do setor, impulsionando substancialmente o surgimento de novas empresas. Apesar dos avanços recentes no cenário da biotecnologia, o retrocesso nas políticas de investimento e de estímulo à C,T&I, a descontinuidade dos programas e políticas dedicadas à biotecnologia comprometem a possibilidade do fortalecimento do setor no país, tanto no âmbito acadêmico quanto empresarial, diminuindo as oportunidades de cooperação Universidade-Empresa, de ganho de competitividade nacional e de menor dependência internacional de produtos e insumos biotecnológicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51985
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Inovação Terapêutica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Fabiana Carneiro Silva de Holanda.pdf4,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons