Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52266

Compartilhe esta página

Título: A arte de viver entre as fissuras do real : narrativas de professores-artistas e experiência ético-estética
Autor(es): MARANHÃO, Rafaela Dominique da Silva Albuquerque
Palavras-chave: Docência - Ética; Docência – Professor Universitário; Docência – Professor Universitário - Estética
Data do documento: 23-Out-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MARANHÃO, Rafaela Dominique da Silva Albuquerque. A arte de viver entre as fissuras do real: narrativas de professores-artistas e experiência ético-estética. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo discutir a temática da constituição ético-estética na docência, a partir de narrativas de si realizadas por professores universitários. Realizamos entrevistas narrativas com três professores-pesquisadores da Educação criadas através do audiovisual como dispositivo de auto-mise-en-scène para pensarmos nos devires da formação de um professor artista de si que incita transformações e práticas de liberdade. Inicialmente nos debruçamos sobre autores que analisam a constituição dos sujeitos e que investigam os procedimentos e técnicas de produção de subjetividades na contemporaneidade, a partir dos modos de subjetivação. No segundo momento, procuramos refletir junto com os professores-pesquisadores sobre formas de subjetivação e ultrapassamentos possíveis dos limites impostos pelas relações de poder com vistas em criar estratégias para uma constituição ativa de si de forma ética, política, estética e livre.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52266
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rafaela Dominique da Silva Albuquerque Maranhão.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons