Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52342
Share on
Title: | Planejamento da capacidade de atendimento em uma empresa de serviços para veículos pesados utilizando a teoria das filas. |
Authors: | SILVA, Winicius Antonio Souza |
Keywords: | Serviços; Teoria das Filas; Serviços em veículos pesados; Ordem de serviço |
Issue Date: | 30-Aug-2023 |
Citation: | Silva, Winicius Antonio Souza. Planejamento da capacidade de atendimento em uma empresa de serviços para veículos pesados utilizando a teoria das filas. 2023. Trabalho de Conclusão de curso Engenharia de Produção - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | As filas são eventos que afetam diretamente a percepção do cliente em relação ao serviço prestado e por conseguinte, no desempenho da organização. Neste sentido, este trabalho utiliza a teoria das filas para analisar o comportamento das filas em um processo de serviços de alinhamento e balanceamento em veículos pesados, visando dimensionar a capacidade do atendimento. Inicialmente foi realizado um mapeamento do estado atual das atividades e foram coletados dados referentes as taxas de chegada e de atendimento, considerando um período entre novembro de 2022 e janeiro de 2023. Para o planejamento de capacidade, foram considerados três cenários alternativos que foram modelados na linguagem Python v.3.10. O cenário atual de atendimento segue os pressupostos de um modelo M/M/1. A partir deste cenário são propostos três cenários alternativos que modificam a taxa de atendimento, o número de atendentes e o grau de variabilidade do sistema. O cenário escolhido reflete os objetivos táticos que a empresa pretende alcançar em nível de satisfação dos seus clientes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52342 |
Appears in Collections: | TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Winicius Antonio Souza Silva.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License