Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52342

Compartilhe esta página

Título: Planejamento da capacidade de atendimento em uma empresa de serviços para veículos pesados utilizando a teoria das filas.
Autor(es): SILVA, Winicius Antonio Souza
Palavras-chave: Serviços; Teoria das Filas; Serviços em veículos pesados; Ordem de serviço
Data do documento: 30-Ago-2023
Citação: Silva, Winicius Antonio Souza. Planejamento da capacidade de atendimento em uma empresa de serviços para veículos pesados utilizando a teoria das filas. 2023. Trabalho de Conclusão de curso Engenharia de Produção - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: As filas são eventos que afetam diretamente a percepção do cliente em relação ao serviço prestado e por conseguinte, no desempenho da organização. Neste sentido, este trabalho utiliza a teoria das filas para analisar o comportamento das filas em um processo de serviços de alinhamento e balanceamento em veículos pesados, visando dimensionar a capacidade do atendimento. Inicialmente foi realizado um mapeamento do estado atual das atividades e foram coletados dados referentes as taxas de chegada e de atendimento, considerando um período entre novembro de 2022 e janeiro de 2023. Para o planejamento de capacidade, foram considerados três cenários alternativos que foram modelados na linguagem Python v.3.10. O cenário atual de atendimento segue os pressupostos de um modelo M/M/1. A partir deste cenário são propostos três cenários alternativos que modificam a taxa de atendimento, o número de atendentes e o grau de variabilidade do sistema. O cenário escolhido reflete os objetivos táticos que a empresa pretende alcançar em nível de satisfação dos seus clientes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52342
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Winicius Antonio Souza Silva.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons