Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52387

Share on

Title: O RPG como instrumento facilitador do ensino de arte para crianças
Authors: SILVA, Daniel Nogueira de Lima
Keywords: Role playing game; Jogos; Arte-educação; Aula; Crianças
Issue Date: 4-Sep-2023
Citation: SILVA, Daniel Nogueira de Lima. O RPG como instrumento facilitador do ensino de arte para crianças. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Artes Visuais - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O RPG seria um bom instrumento facilitador no ensino de arte para crianças? Partindo desta pergunta, esta pesquisa investigou as aplicações e funcionalidades do uso do RPG, enquanto agente facilitador do ensino de arte em duas turmas do ensino fundamental. Dito isso, utilizei experiências e memórias próprias, relembrando momentos em que eu, ainda criança, conheci e pude experimentar trocas de saberes culturais e sociais através do RPG, além do auxílio da metodologia Pesquisa Ação, fundamentando principalmente pelos trabalhos de Paulo Freire e John Dewey. Alguns encontros foram montados em uma escola da rede privada, em Camaragibe/PE, encontros esses em que assuntos que compunham a grade curricular da escola seriam abordados em sala de aula. Utilizando o RPG como facilitador, conceitos como a aprendizagem lúdica, a interdisciplinaridade, inclusão e diversidade, colaboração e trabalho em equipe, criatividade e expressão foram utilizados durante toda a pesquisa. Sendo assim, engajamento dos alunos, desenvolvimento de habilidades artísticas e motivação para o aprendizado da arte, foram alguns dos principais objetivos alcançados com esta pesquisa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52387
Appears in Collections:(TCC) - Artes Visuais - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Daniel Nogueira de Lima Silva.pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons