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Título: Realidade aumentada aplicada ao posicionamento de inversores fotovoltaicos
Autor(es): ALMEIDA, Victor Rodrigo Leite Magalhães de
Palavras-chave: Inversores fotovoltaicos; Energia solar; BIM; Realidade aumentada; Revit
Data do documento: 26-Abr-2023
Citação: ALMEIDA, Victor Rodrigo Leite Magalhães de. Realidade aumentada aplicada ao posicionamento de inversores fotovoltaicos. 2023. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Controle e Automação, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: No setor de energia solar, as atividades de instalação de sistemas fotovoltaicos passam por diversas etapas de planejamento e análise até a implementação final do projeto. Nesse contexto, qualquer erro no início da cadeia de planejamento pode ocasionar retrabalhos durante o processo, gerando custos extras. Assim o objetivo geral desse trabalho consiste em desenvolver uma aplicação de realidade aumentada como meio de orientação para locais de instalação de inversores fotovoltaicos, garantindo condições ideais de espaçamento para operação em condições ótimas. Para tanto, inicialmente, foi modelado uma família com informações paramétricas, contendo o inversor fotovoltaico, quadros de proteção e eletrocalhas, mediante software Revit e metodologia BIM. A família modelada foi utilizada como elemento 3D para o desenvolvimento de um protótipo de realidade aumentada usando a Unity e o Vulforia para plataforma Android. O aplicativo desenvolvido permite realizar a leitura de código QR Code e pré-visualizar os equipamentos modelados no local indicado, podendo validar ou não o local de instalação para os equipamentos reais futuros. Para avaliação do protótipo, sete usuários com experiência no setor solar foram selecionados, utilizaram aplicativo seguindo um roteiro de uso e responderam dois formulários, pré e pós-uso do aplicativo. O protótipo de aplicativo teve uma avaliação geral classificada como ótima, tanto para qualidade das informações apresentadas quanto para usabilidade, de acordo com escala Likert. Além disso, o tempo de médio para conclusão das atividades de inspeção com o protótipo de aplicativo foi 4 minutos e 19 segundos, evidenciando a baixa curva de aprendizado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52545
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Controle e Automação

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