Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52608

Compartilhe esta página

Título: Retratos sociológicos autoetnográficos de um estudante de Ciências Biológicas: desafios, resistências e ressignificações a luz da teoria bourdieusiana
Autor(es): BERNARDINO, Bruno João dos Santos
Palavras-chave: Educação; Autoetnografia; Pierre Bourdieu
Data do documento: 26-Set-2023
Citação: BERNARDINO, Bruno Joao dos Santos. Retratos sociológicos autoetnográficos de um estudante de Ciências Biológicas: desafios, resistências e ressignificações a luz da teoria bourdieusiana. 2023. 87 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: O trabalho aqui apresentado se trata de um estudo autoetnográfico, a partir da terceira pessoa o autor buscou compreender a partir da teoria bourdieusiana os desafios, resistência e ressignificações de um estudante de ciências biológicas. Como citado, esse trabalho tem como fundamentação teórica a teoria social de Pierre Bourdieu, especificamente o seu livro “Escritos de Educação”, onde ele traz argumentações sobre o capital cultural como fator de maior relevância no êxito escolar. Enquanto metodologia, a autoetnografia a partir da história de vida e o trabalho tem uma abordagem qualitativa. O método de coleta foi feito a partir de uma entrevista semiestruturada. Ao fim da gravação foi feita uma transcrição do material (apêndice B). Como resultado obtivemos um auto retrato sociológico do autor, onde ele conta toda a sua trajetória de vida, sua e de sua mãe. Ao lermos a sua história, conseguimos perceber que ele é alguém que venceu algumas estatísticas, e que seguia sentido contra corrente. Esse despertar dele pela educação só aconteceu a partir das influências de sua professora, que coloca nele a vontade de fazer uma graduação. A partir de sua história de vida foram feitos alguns apontamentos e reflexões sobre como ele é uma exceção em todo esse processo. Ao fim, concluímos que Bruno é alguém que a educação com certeza foi um fator transformador em sua vida, mas que a educação se fez presente na forma de professores, que o inspirou e o guia até os momentos atuais de sua vida.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52608
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bruno João dos Santos Bernardino.pdf688,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons