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Título : A gestão por competências em bibliotecas públicas: o estudo em Instituições de Ensino Superior do Nordeste brasileiro
Autor : Lima, Allícya Marya Dias de
Palabras clave : Bibliotecas Universitárias de Instituições Públicas; Bibliotecas Universitárias; Gestão de pessoas; Gestão por competência; Bibliotecários
Fecha de publicación : 22-sep-2023
Citación : LIMA, Allícya Marya Dias de. A gestão por competências em bibliotecas públicas: o estudo em Instituições de Ensino Superior do Nordeste brasileiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : As bibliotecas assim como os demais espaços organizacionais passaram por transformações advindas do processo da evolução tecnológica, trazendo impacto, resultando em novas demandas e consequentemente em novas configurações. A partir disso, existe a necessidade das bibliotecas se adaptarem a esses novos contextos e a gestão por competência (ferramenta de gestão de pessoas) pode auxiliar nessa adaptação. Em seu conceito, a gestão por competência baseia-se no conhecimento, nas habilidades adquiridas, nas atitudes, no saber ser no ambiente organizacional. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a prática de gestão por competência em Bibliotecas Universitárias de Instituições Públicas no Nordeste e como objetivos específicos traçar o perfil das competências requeridas pelo bibliotecário a partir da literatura especializada; identificar as práticas de gestão por competência aplicadas em uma biblioteca e analisar as lacunas para a gestão por competência em ambientes de biblioteca. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa pelo método de entrevista semiestruturada para o alcance dos objetivos, com a participação de oito bibliotecários de instituições de ensino superior do Nordeste. Baseado na literatura levantada foi possível identificar e comparar quais competências os entrevistados estavam mais habilitados (principalmente a informacional, a técnica, estratégica) e quais possuíam um certo distanciamento em conhecimento e habilidades (principalmente a informação digital) bem como o desempenho, a existência e a falta de ações quanto as práticas de gestão por competência.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52645
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