Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52713
Comparte esta pagina
Título : | Metodologias ativas: uma proposta de sequência didática para o ensino de Biologia em perspectiva integrada. |
Autor : | BARROS, Aline Kelly de Oliveira Barros |
Palabras clave : | Protagonismo; Metodologias atvas; Sequência didática; Biologia |
Fecha de publicación : | 28-sep-2023 |
Citación : | BARROS, Aline Kelly de Oliveira. Metodologias ativas: uma proposta de sequência didática para o ensino de Biologia em perspectiva integrada. 2023. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Resumen : | As metodologias ativas tendem a ser técnicas que permitem o acesso a instruções pedagógicas que tornam o aluno o ser protagonista do próprio saber. Este trabalho foi realizado para que inspire profissionais do ensino da Biologia, com a intenção de expandir para a sala de aula alguns métodos a serem usados como propostas inovadoras em ensino-aprendizagem mais atrativo em sequências didáticas, uma vez que os professores só utilizavam de práticas tradicionais que em muitas situações não tinham êxito. Por isto, foi necessário atribuir os conhecimentos das Metodologias Ativas em específico a Sala de Aula Invertida ou Flipped Classroom, como proposta nas aulas de Biologia, tendo em vista que esta disciplina possui extensa variedade de conteúdos e fatores que a englobam. Este trabalho foi realizado baseando-se na categoria de análise da situação, por isto é de extrema necessidade atrelar esta disciplina a outras matérias que envolvam seus conteúdos de alguma forma, para que assim os alunos compreendam os mais variados pontos de vista científicos através de um método que o faça protagonista do próprio conhecimento no seu ritmo de aprendizado. Portanto, foi sugerido uma proposta de sequência didática que abranja os princípios básicos da sala de aula invertida na Biologia com outras áreas do conhecimento, por ser uma sequência didática é válido que seja desfrutado de outras metodologias ativas que também se adequem ao método principal escolhido, desde que envolva a Biologia e outras matérias através dos princípios norteadores dessas categorias de ferramentas metodológicas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52713 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Aline Kelly de Oliveira Barros.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons