Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52763
Share on
Title: | O ensino de história e o trabalho como princípio educativo na educação de jovens e adultos |
Authors: | VASCONCELOS, Sheyla Maria de Oliveira |
Keywords: | Ensino de história; Trabalho como princípio educativo; Educação de jovens e adultos |
Issue Date: | 28-Aug-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | VASCONCELOS, Sheyla Maria de Oliveira. O ensino de história e o trabalho como princípio educativo na educação de jovens e adultos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A pesquisa da qual deriva a presente dissertação investigou as possibilidades de utilização da categoria “Trabalho” enquanto um princípio educativo para o ensino de História da educação de jovens e adultos (EJA). Os principais referenciais epistemológicos utilizados nesta investigação foram Antunes (2015), Arroyo (2021), Carretero (2010), Frigotto (2006), e Meirieu (1998). Além destes, nos referenciamos nos documentos curriculares oficiais do Brasil e de Pernambuco, e nas nossas próprias ações em sala de aula. Tendo por base esses referenciais, argumentamos que a categoria “Trabalho”, enquanto um princípio educativo (norteador dos princípios e ações de ensino/aprendizagem), não está contemplada nos documentos curriculares oficiais e nem nas práticas didáticas desta modalidade educativa. Em razão disto, que nos parece ser uma ausência, propusemos uma sequência didática de História para a EJA (indicando a utilização da ferramenta podcast) na qual objetivamos problematizar a categoria Trabalho tanto no seu sentido ontológico, como histórico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52763 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Sheyla Maria de Oliveira Vasconcelos.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License