Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52763

Share on

Title: O ensino de história e o trabalho como princípio educativo na educação de jovens e adultos
Authors: VASCONCELOS, Sheyla Maria de Oliveira
Keywords: Ensino de história; Trabalho como princípio educativo; Educação de jovens e adultos
Issue Date: 28-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: VASCONCELOS, Sheyla Maria de Oliveira. O ensino de história e o trabalho como princípio educativo na educação de jovens e adultos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A pesquisa da qual deriva a presente dissertação investigou as possibilidades de utilização da categoria “Trabalho” enquanto um princípio educativo para o ensino de História da educação de jovens e adultos (EJA). Os principais referenciais epistemológicos utilizados nesta investigação foram Antunes (2015), Arroyo (2021), Carretero (2010), Frigotto (2006), e Meirieu (1998). Além destes, nos referenciamos nos documentos curriculares oficiais do Brasil e de Pernambuco, e nas nossas próprias ações em sala de aula. Tendo por base esses referenciais, argumentamos que a categoria “Trabalho”, enquanto um princípio educativo (norteador dos princípios e ações de ensino/aprendizagem), não está contemplada nos documentos curriculares oficiais e nem nas práticas didáticas desta modalidade educativa. Em razão disto, que nos parece ser uma ausência, propusemos uma sequência didática de História para a EJA (indicando a utilização da ferramenta podcast) na qual objetivamos problematizar a categoria Trabalho tanto no seu sentido ontológico, como histórico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52763
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Sheyla Maria de Oliveira Vasconcelos.pdf3,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons