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Título : O ensino de história e o trabalho como princípio educativo na educação de jovens e adultos
Autor : VASCONCELOS, Sheyla Maria de Oliveira
Palabras clave : Ensino de história; Trabalho como princípio educativo; Educação de jovens e adultos
Fecha de publicación : 28-ago-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : VASCONCELOS, Sheyla Maria de Oliveira. O ensino de história e o trabalho como princípio educativo na educação de jovens e adultos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A pesquisa da qual deriva a presente dissertação investigou as possibilidades de utilização da categoria “Trabalho” enquanto um princípio educativo para o ensino de História da educação de jovens e adultos (EJA). Os principais referenciais epistemológicos utilizados nesta investigação foram Antunes (2015), Arroyo (2021), Carretero (2010), Frigotto (2006), e Meirieu (1998). Além destes, nos referenciamos nos documentos curriculares oficiais do Brasil e de Pernambuco, e nas nossas próprias ações em sala de aula. Tendo por base esses referenciais, argumentamos que a categoria “Trabalho”, enquanto um princípio educativo (norteador dos princípios e ações de ensino/aprendizagem), não está contemplada nos documentos curriculares oficiais e nem nas práticas didáticas desta modalidade educativa. Em razão disto, que nos parece ser uma ausência, propusemos uma sequência didática de História para a EJA (indicando a utilização da ferramenta podcast) na qual objetivamos problematizar a categoria Trabalho tanto no seu sentido ontológico, como histórico.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52763
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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