Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52808
Compartilhe esta página
Título: | A imagem científica em livros didáticos: Contribuições para o ensino de Ciências e Biologia |
Autor(es): | SILVA, Vitória da Costa |
Palavras-chave: | Imagético; Arte e Ciências; Ensino de Biologia |
Data do documento: | 21-Set-2023 |
Citação: | SILVA, Vitória da Costa. A imagem científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de ciências e biologia. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | A pesquisa objetivou analisar as imagens científicas presentes em livros didáticos de Ciências e Biologia para o ensino de conteúdos escolares. A imagem científica pode enriquecer a experiência de aprendizado dos estudantes, tornando os conceitos biológicos mais acessíveis e cativantes. A metodologia utilizada foi a qualitativa-descritiva, na qual a coleta de dados ocorreu através da captação e análise de imagens em livros didáticos de Ciências e Biologia, mediada pela análise denotativa e conotativa proposta por Roland Barthes. As imagens foram classificadas em ilustrações, fotográficas, gráficas e diagramas, envolvendo características presentes em seu contexto abordado no livro didático. Desse modo, foi possível identificar como as imagens nos livros didáticos não são apenas meios de ilustração, mas também são veículos de construção cultural e ideológica. Isso demonstra que as imagens científicas são um recurso didático promissor para abordar em sala de aula com os estudantes e disseminar o conhecimento através de uma educação visual em aulas de biologia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52808 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Vitória da Costa Silva.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons