Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52813

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNADIA, Tarcila Correia de Lima-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Estefanny da Silva-
dc.date.accessioned2023-10-10T15:49:27Z-
dc.date.available2023-10-10T15:49:27Z-
dc.date.issued2023-09-21-
dc.date.submitted2023-10-09-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Estefanny da Silva. Elaboração de recurso didático para o ensino-aprendizagem de botânica através da fotografia e paisagismo urbano. 2023. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52813-
dc.description.abstractO ensino de biologia dentre as demais matérias é marcado por muitas áreas, as quais se destaca a botânica que se limita ao estudo do reino vegetal. Seu ensino é marcado por dificuldades relatadas entre alunos e professores. O ensino tradicional ainda se faz presente nas aulas de botânica, onde o livro didático ainda é o único recurso utilizado para ministrar as aulas. Dessa forma, o desenvolvimento de ferramentas e estratégias se fazem necessárias, objetivando vencer tais entraves encontrados no ensino de botânica. Logo, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática para aulas do ensino médio sobre a morfologia vegetal de espécies presentes em praças arborizadas, utilizando como recurso didático a fotografia, a fim de que haja maior proximidade entre o aluno e o conteúdo estudado, permitindo aos docentes de ciências e biologia ministrar aulas mais atrativas em Espaços não-formais de Educação. Esta pesquisa tem como abordagem metodológica uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva, a qual buscou descrever o tema estudado por meio de uma revisão bibliográfica. Ademais, obteve-se como resultado a proposta de sequência de ensino investigativa para o ensino de botânica, a qual é composta por 8 momentos pedagógicos. Diante disso, é possível notar o importante papel dos Espaços não-formais de Educação relacionado à proximidade dos estudantes com o alvo de estudo, permitindo-lhes despertar o interesse pelo conteúdo. Além disso, a fotografia tem como papel estimular e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem tornando o processo mais dinâmico. Portanto, a junção dessas duas estratégias didáticas tende a potencializar e “quebrar as barreiras” presentes no ensino de botânica no ensino básico.pt_BR
dc.format.extent50 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectMorfologia Vegetalpt_BR
dc.subjectPraçaspt_BR
dc.subjectSequência Didática.pt_BR
dc.titleElaboração de recurso didático para o ensino-aprendizagem de botânica através da fotografia e paisagismo urbanopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFARIAS, Gilmar Beserra de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0476931052997446pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8146147662720451pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of biology, among other subjects, is marked by many areas, including botany, which is limited to the study of the plant kingdom. Its teaching is marked by difficulties reported by students and teachers. Traditional teaching is still present in botany classes, where the textbook is still the only resource used to teach classes. Thus, the development of tools and strategies is necessary in order to overcome the obstacles encountered in teaching botany. Therefore, the aim of this work was to develop a didactic sequence for secondary school classes on the plant morphology of species found in tree-lined squares, using photography as a didactic resource, in order to bring students closer to the content studied, allowing science and biology teachers to deliver more attractive lessons in non-formal education spaces. The methodological approach of this research is qualitative and descriptive, which sought to describe the subject studied through a literature review. In addition, the result was a proposal for an investigative teaching sequence for teaching botany, which is made up of 8 pedagogical moments. In light of this, it is possible to see the important role of nonformal educational spaces in bringing students closer to the subject of study, allowing them to arouse interest in the content. In addition, photography has the role of stimulating and assisting in the teaching-learning process, making the process more dynamic. Therefore, the combination of these two didactic strategies tends to enhance and "break down the barriers" present in the teaching of botany in basic education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0935523502682736pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Estefanny da Silva Nascimento.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons