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Título : Elaboração de recurso didático para o ensino-aprendizagem de botânica através da fotografia e paisagismo urbano
Autor : NASCIMENTO, Estefanny da Silva
Palabras clave : Fotografia; Morfologia Vegetal; Praças; Sequência Didática.
Fecha de publicación : 21-sep-2023
Citación : NASCIMENTO, Estefanny da Silva. Elaboração de recurso didático para o ensino-aprendizagem de botânica através da fotografia e paisagismo urbano. 2023. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Resumen : O ensino de biologia dentre as demais matérias é marcado por muitas áreas, as quais se destaca a botânica que se limita ao estudo do reino vegetal. Seu ensino é marcado por dificuldades relatadas entre alunos e professores. O ensino tradicional ainda se faz presente nas aulas de botânica, onde o livro didático ainda é o único recurso utilizado para ministrar as aulas. Dessa forma, o desenvolvimento de ferramentas e estratégias se fazem necessárias, objetivando vencer tais entraves encontrados no ensino de botânica. Logo, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática para aulas do ensino médio sobre a morfologia vegetal de espécies presentes em praças arborizadas, utilizando como recurso didático a fotografia, a fim de que haja maior proximidade entre o aluno e o conteúdo estudado, permitindo aos docentes de ciências e biologia ministrar aulas mais atrativas em Espaços não-formais de Educação. Esta pesquisa tem como abordagem metodológica uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva, a qual buscou descrever o tema estudado por meio de uma revisão bibliográfica. Ademais, obteve-se como resultado a proposta de sequência de ensino investigativa para o ensino de botânica, a qual é composta por 8 momentos pedagógicos. Diante disso, é possível notar o importante papel dos Espaços não-formais de Educação relacionado à proximidade dos estudantes com o alvo de estudo, permitindo-lhes despertar o interesse pelo conteúdo. Além disso, a fotografia tem como papel estimular e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem tornando o processo mais dinâmico. Portanto, a junção dessas duas estratégias didáticas tende a potencializar e “quebrar as barreiras” presentes no ensino de botânica no ensino básico.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52813
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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