Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52880

Compartilhe esta página

Título: Ensino da escrita alfabética na educação infantil: um estudo sobre as aproximações e os distanciamentos entre a BNCC e os documentos curriculares dos estados da região Nordeste.
Autor(es): SILVA, Maria Vitória Bezerra da
Palavras-chave: Alfabetização; Educação infantil; BNCC; Documentos curriculares dos estados do Nordeste
Data do documento: 22-Set-2023
Citação: SILVA, Maria Vitoria Bezerra da. Ensino da escrita alfabética na educação infantil: um estudo sobre as aproximações e os distanciamentos entre a BNCC e os documentos curriculares dos estados da região Nordeste. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, caruaru,2023.
Abstract: As crianças têm seu primeiro contato com a língua escrita antes do ingresso na instituição escolar. Não obstante, críticas são realizadas em relação ao ensino desse objeto cultural na Educação Infantil, sob o argumento de que a alfabetização nessa etapa da escolaridade violaria as necessidades e os interesses das crianças. Diferentemente dessa posição, consideramos possível ensinar a ler e a escrever na Educação Infantil de forma lúdica e significativa, garantindo o direito de brincar. À vista disso, o presente estudo teve por objetivo investigar as aproximações e os distanciamentos entre o que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os documentos curriculares dos estados da região Nordeste voltados à Educação Infantil, no que se refere ao ensino do sistema de escrita alfabética. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental da BNCC e dos currículos dos nove estados do Nordeste, cujos dados foram tratados a partir da análise temática de conteúdo. De modo geral, foi possível perceber, com esta investigação, que a maioria dos documentos curriculares do Nordeste reproduzem literalmente os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC Apesar de utilizarem a BNCC como referência, os currículos de Sergipe e, sobretudo, o de Pernambuco apresentam mudanças nos objetivos indicados, recontextualizando, portanto, o que propõe a Base.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52880
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Vitória Bezerra da Silva.pdf603,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons