Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52988

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Andréa-
dc.contributor.authorSANTOS, Hellen-
dc.date.accessioned2023-10-17T11:14:40Z-
dc.date.available2023-10-17T11:14:40Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2023-10-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Hellen. A prática docente com o cordel: formando leitores em uma biblioteca escolar municipal do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52988-
dc.description.abstractEsta pesquisa visa compreender como a prática de uma docente com o cordel contribui para a formação leitora em uma Biblioteca Escolar Municipal do Recife. Para tanto, foram realizadas observações das práticas desenvolvidas, descritas no caderno de campo, paralelamente à entrevista semiestruturada. O aporte teórico foi baseado nos autores: Gilles Venezuela Nascimento, Regina Zilberman (2003), Ana Maria Galvão (2006), Helder Marinho Pinheiro (2012), dentre outros. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo Bardin (2011). Os resultados nos apontaram, que a prática docente com o cordel nessa biblioteca oferece contribuições sólidas e multifacetadas para a formação leitora dos estudantes. O entrelaçamento entre teorias educacionais, a utilização do cordel como recurso autêntico e a atuação da docente como mediadora reflexiva culminam em uma experiência educativa que não apenas aprimora as habilidades de leitura, mas também fortalece a identidade cultural e a consciência crítica dos educandos.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectFormação do Leitorpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleA prática docente com o cordel: formando leitores em uma biblioteca escolar municipal do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2437190262768696pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2247700805465174pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ensino e Currículo - DECpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-8913-9751pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - HELLEN VITORIA DE LIMA SANTOS (3).pdf4,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons