Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52988
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Andréa | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Hellen | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T11:14:40Z | - |
dc.date.available | 2023-10-17T11:14:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-03 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Hellen. A prática docente com o cordel: formando leitores em uma biblioteca escolar municipal do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52988 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa visa compreender como a prática de uma docente com o cordel contribui para a formação leitora em uma Biblioteca Escolar Municipal do Recife. Para tanto, foram realizadas observações das práticas desenvolvidas, descritas no caderno de campo, paralelamente à entrevista semiestruturada. O aporte teórico foi baseado nos autores: Gilles Venezuela Nascimento, Regina Zilberman (2003), Ana Maria Galvão (2006), Helder Marinho Pinheiro (2012), dentre outros. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo Bardin (2011). Os resultados nos apontaram, que a prática docente com o cordel nessa biblioteca oferece contribuições sólidas e multifacetadas para a formação leitora dos estudantes. O entrelaçamento entre teorias educacionais, a utilização do cordel como recurso autêntico e a atuação da docente como mediadora reflexiva culminam em uma experiência educativa que não apenas aprimora as habilidades de leitura, mas também fortalece a identidade cultural e a consciência crítica dos educandos. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cordel | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
dc.subject | Formação do Leitor | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | A prática docente com o cordel: formando leitores em uma biblioteca escolar municipal do Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2437190262768696 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2247700805465174 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Ensino e Currículo - DEC | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0000-8913-9751 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - HELLEN VITORIA DE LIMA SANTOS (3).pdf | 4,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons