Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52988
Comparte esta pagina
Título : | A prática docente com o cordel: formando leitores em uma biblioteca escolar municipal do Recife |
Autor : | SANTOS, Hellen |
Palabras clave : | Cordel; Prática Docente; Formação do Leitor; Linguagem |
Fecha de publicación : | 26-sep-2023 |
Citación : | SANTOS, Hellen. A prática docente com o cordel: formando leitores em uma biblioteca escolar municipal do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | Esta pesquisa visa compreender como a prática de uma docente com o cordel contribui para a formação leitora em uma Biblioteca Escolar Municipal do Recife. Para tanto, foram realizadas observações das práticas desenvolvidas, descritas no caderno de campo, paralelamente à entrevista semiestruturada. O aporte teórico foi baseado nos autores: Gilles Venezuela Nascimento, Regina Zilberman (2003), Ana Maria Galvão (2006), Helder Marinho Pinheiro (2012), dentre outros. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo Bardin (2011). Os resultados nos apontaram, que a prática docente com o cordel nessa biblioteca oferece contribuições sólidas e multifacetadas para a formação leitora dos estudantes. O entrelaçamento entre teorias educacionais, a utilização do cordel como recurso autêntico e a atuação da docente como mediadora reflexiva culminam em uma experiência educativa que não apenas aprimora as habilidades de leitura, mas também fortalece a identidade cultural e a consciência crítica dos educandos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52988 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - HELLEN VITORIA DE LIMA SANTOS (3).pdf | 4,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons