Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52988
Share on
Title: | A prática docente com o cordel: formando leitores em uma biblioteca escolar municipal do Recife |
Authors: | SANTOS, Hellen |
Keywords: | Cordel; Prática Docente; Formação do Leitor; Linguagem |
Issue Date: | 26-Sep-2023 |
Citation: | SANTOS, Hellen. A prática docente com o cordel: formando leitores em uma biblioteca escolar municipal do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esta pesquisa visa compreender como a prática de uma docente com o cordel contribui para a formação leitora em uma Biblioteca Escolar Municipal do Recife. Para tanto, foram realizadas observações das práticas desenvolvidas, descritas no caderno de campo, paralelamente à entrevista semiestruturada. O aporte teórico foi baseado nos autores: Gilles Venezuela Nascimento, Regina Zilberman (2003), Ana Maria Galvão (2006), Helder Marinho Pinheiro (2012), dentre outros. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo Bardin (2011). Os resultados nos apontaram, que a prática docente com o cordel nessa biblioteca oferece contribuições sólidas e multifacetadas para a formação leitora dos estudantes. O entrelaçamento entre teorias educacionais, a utilização do cordel como recurso autêntico e a atuação da docente como mediadora reflexiva culminam em uma experiência educativa que não apenas aprimora as habilidades de leitura, mas também fortalece a identidade cultural e a consciência crítica dos educandos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52988 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - HELLEN VITORIA DE LIMA SANTOS (3).pdf | 4,16 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License