Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53000

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Michelle Figueiredo-
dc.contributor.authorSANTOS, Laryssa Vitória do Nascimento-
dc.date.accessioned2023-10-17T12:56:03Z-
dc.date.available2023-10-17T12:56:03Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-10-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Laryssa Vitória do Nascimento. O atendimento educacional especializado (AEE) no ensino de ciências: importância e intervenção. 2023. 42 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53000-
dc.description.abstractO ensino de ciências no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE) representa uma peça fundamental para promover a inclusão eficaz de alunos com deficiência. O ensino de ciências não apenas enriquece o repertório cognitivo dos estudantes, mas também estimula o pensamento crítico, a curiosidade e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida. Este artigo decorre de uma revisão narrativa que tem como objetivo apresentar a importância e intervenção do Atendimento Educacional Especializado no ensino de ciências. Para isso, foram feitas buscas no periódico CAPES e na plataforma da Scielo, utilizando as palavras-chaves: Atendimento educacional especializado (AEE), educação inclusiva, ensino de ciências e sala de recursos multifuncionais; adicionando os operadores booleanos AND e OR. Foram encontrados 67 resultados nas respectivas plataformas publicados entre 2019 e 2023, assim foram selecionados artigos que estivessem de acordo com o objetivo deste trabalho, restando 05 do Periódico Capes e 0 da plataforma Scielo. Dentre os trabalhos, 2 se utilizam de entrevistas semiestruturadas, 1 de questionário on-line, 1 proposta de curso e 1 visita constitucional com discussão, todos para geração de dados. Todos os autores relataram a importância do ensino de ciências no AEE e dos materiais adaptados, além da influência da formação dos professores e o trabalho em equipe para uma educação inclusiva de sucesso. Assim, é possível concluir que o ensino de ciência e sua intervenção é fundamental para o desenvolvimento do público alvo da educação especial.pt_BR
dc.format.extent42p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectSala de recursos multifuncionalpt_BR
dc.titleO atendimento educacional especializado (AEE) no ensino de ciências: importância e intervençãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Suellen Tarcyla da Silva-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5033169458147279pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of science within the scope of Specialized Educational Assistance (SEA) represents a fundamental piece in promoting effective inclusion of students with disabilities. Teaching science not only enriches students' cognitive repertoire but also stimulates critical thinking, curiosity, and the development of essential life skills. This article stems from a narrative review aimed at presenting the importance and intervention of Specialized Educational Assistance in the teaching of science. Searches were conducted in the CAPES journal and Scielo platform using the keywords: Specialized educational assistance (SEA), inclusive education, science teaching, and multifunctional resource room; adding the boolean operators AND and OR. A total of 67 results were found on the respective platforms published between 2019 and 2023. Articles that aligned with the objective of this work were selected, resulting in 05 from the CAPES journal and 0 from the Scielo platform. Among the works, 2 utilized semi-structured interviews, 1 an online questionnaire, 1 proposed a course, and 1 involved a constitutional visit with discussion, all for data generation. All authors emphasized the importance of teaching science in SEA and adapted materials, as well as the influence of teacher training and teamwork for successful inclusive education. Therefore, it can be concluded that science education and its intervention are fundamental for the development of the target audience of special education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CB-Curso de Licenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2453508009374921pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Laryssa Vitória do Nascimento Santos.pdf1,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons