Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53000

Comparte esta pagina

Título : O atendimento educacional especializado (AEE) no ensino de ciências: importância e intervenção
Autor : SANTOS, Laryssa Vitória do Nascimento
Palabras clave : Atendimento educacional especializado; Educação inclusiva; Ensino de ciências; Sala de recursos multifuncional
Fecha de publicación : 4-oct-2023
Citación : SANTOS, Laryssa Vitória do Nascimento. O atendimento educacional especializado (AEE) no ensino de ciências: importância e intervenção. 2023. 42 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Resumen : O ensino de ciências no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE) representa uma peça fundamental para promover a inclusão eficaz de alunos com deficiência. O ensino de ciências não apenas enriquece o repertório cognitivo dos estudantes, mas também estimula o pensamento crítico, a curiosidade e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida. Este artigo decorre de uma revisão narrativa que tem como objetivo apresentar a importância e intervenção do Atendimento Educacional Especializado no ensino de ciências. Para isso, foram feitas buscas no periódico CAPES e na plataforma da Scielo, utilizando as palavras-chaves: Atendimento educacional especializado (AEE), educação inclusiva, ensino de ciências e sala de recursos multifuncionais; adicionando os operadores booleanos AND e OR. Foram encontrados 67 resultados nas respectivas plataformas publicados entre 2019 e 2023, assim foram selecionados artigos que estivessem de acordo com o objetivo deste trabalho, restando 05 do Periódico Capes e 0 da plataforma Scielo. Dentre os trabalhos, 2 se utilizam de entrevistas semiestruturadas, 1 de questionário on-line, 1 proposta de curso e 1 visita constitucional com discussão, todos para geração de dados. Todos os autores relataram a importância do ensino de ciências no AEE e dos materiais adaptados, além da influência da formação dos professores e o trabalho em equipe para uma educação inclusiva de sucesso. Assim, é possível concluir que o ensino de ciência e sua intervenção é fundamental para o desenvolvimento do público alvo da educação especial.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53000
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Laryssa Vitória do Nascimento Santos.pdf1,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons