Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53000
Share on
Title: | O atendimento educacional especializado (AEE) no ensino de ciências: importância e intervenção |
Authors: | SANTOS, Laryssa Vitória do Nascimento |
Keywords: | Atendimento educacional especializado; Educação inclusiva; Ensino de ciências; Sala de recursos multifuncional |
Issue Date: | 4-Oct-2023 |
Citation: | SANTOS, Laryssa Vitória do Nascimento. O atendimento educacional especializado (AEE) no ensino de ciências: importância e intervenção. 2023. 42 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | O ensino de ciências no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE) representa uma peça fundamental para promover a inclusão eficaz de alunos com deficiência. O ensino de ciências não apenas enriquece o repertório cognitivo dos estudantes, mas também estimula o pensamento crítico, a curiosidade e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida. Este artigo decorre de uma revisão narrativa que tem como objetivo apresentar a importância e intervenção do Atendimento Educacional Especializado no ensino de ciências. Para isso, foram feitas buscas no periódico CAPES e na plataforma da Scielo, utilizando as palavras-chaves: Atendimento educacional especializado (AEE), educação inclusiva, ensino de ciências e sala de recursos multifuncionais; adicionando os operadores booleanos AND e OR. Foram encontrados 67 resultados nas respectivas plataformas publicados entre 2019 e 2023, assim foram selecionados artigos que estivessem de acordo com o objetivo deste trabalho, restando 05 do Periódico Capes e 0 da plataforma Scielo. Dentre os trabalhos, 2 se utilizam de entrevistas semiestruturadas, 1 de questionário on-line, 1 proposta de curso e 1 visita constitucional com discussão, todos para geração de dados. Todos os autores relataram a importância do ensino de ciências no AEE e dos materiais adaptados, além da influência da formação dos professores e o trabalho em equipe para uma educação inclusiva de sucesso. Assim, é possível concluir que o ensino de ciência e sua intervenção é fundamental para o desenvolvimento do público alvo da educação especial. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53000 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Laryssa Vitória do Nascimento Santos.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License