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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de-
dc.contributor.authorSILVA, Stephanie Kristina Barbosa da-
dc.date.accessioned2023-10-20T17:29:32Z-
dc.date.available2023-10-20T17:29:32Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-10-18-
dc.identifier.citationSILVA, Stephanie Kristina Barbosa da. Dimensões de hegemonização das políticas-práticas curriculares da atualidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal De Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53105-
dc.description.abstractEste artigo se insere no campo das discussões sobre o currículo e as práticas curriculares e objetivou compreender as dimensões de hegemonização das políticas curriculares nas produções científicas da atualidade. Utilizamos como aporte teórico autores como Pimentel Júnior (2022), Araujo e Lopes (2021) e Frangella (2021), para a compreensão do currículo enquanto um espaço de negociação de significações, não possuindo um sentido fixo, mas precário e provisório. A análise dos dados foi realizada a partir da perspectiva pós-estruturalista, tomando como lente teórico-metodológica a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015). Assim, a partir das produções científicas analisadas, identificamos o currículo enquanto um campo de disputas políticas, atravessado por uma dimensão hegemônica que busca uma ordem social a partir da padronização. Nessa linha, as bases comuns curriculares operam em uma lógica de aproximação com a perspectiva empresarial, produzindo efeitos danosos para o processo de ensino-aprendizagem, à medida que hierarquiza os papéis dos atores que compõem a escola, bem como seleciona os conhecimentos que devem ser mobilizados em sala de aula. Entretanto, no âmbito da construção do conhecimento, percebemos que, na contramão das tentativas de estabilização, o cotidiano escolar é atravessado por discursividades outras, produzindo novos sentidos e formas de se fazer currículo.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPolíticas Curricularespt_BR
dc.subjectPráticas Curricularespt_BR
dc.subjectTeoria do Discursopt_BR
dc.titleDimensões de hegemonização das políticas-práticas curriculares da atualidade.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6030336158559699pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9666-9467pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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