Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53105
Compartilhe esta página
Título: | Dimensões de hegemonização das políticas-práticas curriculares da atualidade. |
Autor(es): | SILVA, Stephanie Kristina Barbosa da |
Palavras-chave: | Currículo; Políticas Curriculares; Práticas Curriculares; Teoria do Discurso |
Data do documento: | 29-Set-2023 |
Citação: | SILVA, Stephanie Kristina Barbosa da. Dimensões de hegemonização das políticas-práticas curriculares da atualidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal De Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Este artigo se insere no campo das discussões sobre o currículo e as práticas curriculares e objetivou compreender as dimensões de hegemonização das políticas curriculares nas produções científicas da atualidade. Utilizamos como aporte teórico autores como Pimentel Júnior (2022), Araujo e Lopes (2021) e Frangella (2021), para a compreensão do currículo enquanto um espaço de negociação de significações, não possuindo um sentido fixo, mas precário e provisório. A análise dos dados foi realizada a partir da perspectiva pós-estruturalista, tomando como lente teórico-metodológica a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015). Assim, a partir das produções científicas analisadas, identificamos o currículo enquanto um campo de disputas políticas, atravessado por uma dimensão hegemônica que busca uma ordem social a partir da padronização. Nessa linha, as bases comuns curriculares operam em uma lógica de aproximação com a perspectiva empresarial, produzindo efeitos danosos para o processo de ensino-aprendizagem, à medida que hierarquiza os papéis dos atores que compõem a escola, bem como seleciona os conhecimentos que devem ser mobilizados em sala de aula. Entretanto, no âmbito da construção do conhecimento, percebemos que, na contramão das tentativas de estabilização, o cotidiano escolar é atravessado por discursividades outras, produzindo novos sentidos e formas de se fazer currículo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53105 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Stephanie Kristina Barbosa da Silva.pdf | 604,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons