Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53121

Compartilhe esta página

Título: Os princípios pedagógicos do MST e o método de alfabetização de Paulo Freire: um pensar-fazer libertador para a educação no/do campo.
Autor(es): SILVA, Maria Gabriela Lopes da
Palavras-chave: Princípios Pedagógicos; MST; Método Paulo Freire; Educação do campo
Data do documento: 18-Set-2023
Citação: SILVA, Maria Gabriela L. Os princípios pedagógicos do MST e o método de alfabetização de Paulo Freire: um pensar-fazer libertador para a educação no/do campo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este trabalho apresenta uma discussão sobre os Princípios Pedagógicos da educação do MST e a Proposta Pedagógica do Método de Alfabetização de Paulo Freire, buscando refletir as bases pedagógicas que fundamentam a educação para um pensar-fazer libertador para a população do campo. Para tal, se discute como acontecem as relações entre os princípios e a pedagogia do método a partir das concepções do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do pedagogo Paulo Freire. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa foi a abordagem qualitativa do tipo bibliográfica realizada nas seguintes produções escritas: Caderno de Educação n° 8 (1996) do MST e o capítulo 4 ‘Educação e Conscientização’, do livro de Paulo Freire, Educação Como Prática da liberdade. Alicerçadas nos estudos e na análise das produções escritas, constatou-se uma estreita relação entre os princípios que fundamentam a educação do MST e as bases para se desenvolver o método freireano na perspectiva da Educação do Campo, estabelecidas a partir da consonância de suas finalidades principais: a libertação e a reflexão das pessoas sobre a sua existência no mundo. Os princípios e suas finalidades se apresentam no caráter pedagógico, dialógico e contextual das duas perspectivas educacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53121
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc - gabriela.pdf292,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons