Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53145

Compartilhe esta página

Título: Políticas públicas educacionais de alfabetização no Brasil no período de 2003 a 2023: um estudo comparativo a partir da análise documental.
Autor(es): SILVA, Ariane Malheiro da
Palavras-chave: Políticas Públicas; Políticas Educacionais; Alfabetização
Data do documento: 4-Out-2023
Citação: SILVA, Ariane Malheiro da. Políticas públicas educacionais de alfabetização no brasil no período de 2003 a 2023: um estudo comparativo a partir da análise documental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal De Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O presente artigo tem o objetivo de analisar os elementos diferenciadores das políticas públicas educacionais de Alfabetização no período de 2003 a 2023. Para tal finalidade utilizamos a pesquisa documental e análise de conteúdo com base em Portarias e Decretos dos programas/projetos implementados no país no período citado, sendo eles: o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Programa Mais Alfabetização (PMALFA), Programa Tempo de Aprender (PTA) e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. De forma geral, os programas tiveram como foco os anos iniciais do ensino fundamental prezando pela redução das defasagens de idade-série, para formação continuada de professores, apoio pedagógico e gerencial bem como as avaliações em larga escala. Por outro lado, eles se diferenciaram ao colocarem um ator que se tornou bastante criticado que foi o assistente de alfabetização que tinha uma remuneração insignificante e um papel importante no processo. Também foi possível verificar a pouca presença do trato da questão de desigualdades nas políticas educacionais. Traz as Universidades como aspecto inovador ao estabelecê-las como parceiras e formadoras no processo de formação dos professores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53145
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ariane Malheiro da Silva.pdf619,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons